Com Brasil acima da média mundial de vacinados, mercado de ações sobe 1% - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Mercado

Com Brasil acima da média mundial de vacinados, mercado de ações sobe 1%

O principal índice brasileiro encerrou a sessão de ontem em alta de 0,97%, com investidores antenados às notícias sobre o COVID e do Orçamento de 2021.

Filipe Andrade

Publicado

em

Taxa Selic: Entenda o que os juros básicos

O Ibovespa inciou a semana em alta e fechou em máxima de 2 meses, se movendo na direção oposta dos mercados internacionais nesta segunda-feira, dia 12/04.

Já nos EUA, a bolsa da tecnologia, Nasdaq, obteve queda de 0,36%. Enquanto na Europa, o índice que acompanha as empresas mais negociadas no continente fechou em queda de 0,43%.

Refletindo os riscos mundiais, o dólar ganhou espaço contra o real e subiu 0,79%, chegando a R$5,72, uma vez que investidores recorrem à moeda americana em cenários de aversão à risco.

Em relação ao COVID, apesar do aumento no número de óbitos pela pandemia, o Brasil alcançou a marca de mais de 30 milhões de vacinas aplicadas, chegando a, aproximadamente, 14% da população. Esta marca supera a média mundial de 10% de vacinados.

No radar político, as negociações sobre o Orçamento de 2021 seguem indeterminadas. O plano financeiro para este ano sofre com os danos causados pela pandemia e com os impasses gerados entre parlamentares e o Executivo.

Em suma, o presidente, Jair Bolsonaro, busca uma saída para incluir as alterações solicitadas por deputados e senadores (emendas parlamentares) e, ao mesmo tempo, não correr risco de cometer crime de responsabilidade fiscal.

Nesse sentido, o governo avalia enviar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ao Congresso, com o objetivo de flexibilizar o Orçamento de 2021, que estava marcado para ser finalizado em setembro de 2020.

Em virtude desta possível medida, o EWZ, principal indicador de empresas brasileiras nos EUA, terminou a sessão no pós-mercado em queda de 1,7%.

Ainda no mercado financeiro, com alta de 100% no ano, o bitcoin alcançou a marca de mais de 60 mil dólares nesta segunda-feira, chegando próximo à sua máxima histórica.

Com mudanças no padrão de vida da sociedade e nas regulações sobre criptoativos, a maior moeda virtual fica cada vez mais visada por investidores de varejo e institucionais.

No dia de hoje, será lido o pedido de instauração da CPI da COVID pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Adicionalmente, os juros dos títulos americanos com vencimento em 10 anos assim como as taxas europeias sobem nesta manhã. Estas altas de juros, que demonstram maior preocupação sobre a instabilidade econômica mundial, estão relacionadas ao receio sobre os dados de inflação americana (CPI) para março, que devem ser divulgados às 9:30 da manhã de hoje.

Enquanto isso, os mercados futuros dos EUA operam em leve alta, com o S&P 500, em +0,02%, as 7:30.

Já na Europa, o Euro Stoxx, trabalha em alta de 0,26%.

Atenção para divulgação de resultados do primeiro trimestre de 2021 dos principais bancos americanos.

Continue lendo