Bolsa de valores
Declaração de Putin impacta negativamente o Ibovespa
Nesta segunda-feira 21/02, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 1,02%. Nesse sentido, as declarações do presidente russo, Vladimir Putin, sobre reconhecer as áreas separatistas na Ucrânia deixou investidores preocupados.
Além disso, os destaques positivos de segunda-feira ficaram por conta de 3R Petroleum (RRRP3), PetroRio (PRIO3) e Sabesp (SBSP3). Ainda mais, o destaque negativo ficou por conta de Qualicorp (QUAL3) que fechou em queda de 8,64%.
Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq não abriram devido ao feriado do Dia dos Presidentes nos Estados Unidos.
O dólar fechou em R$5,10, baixa de 0,64% frente ao real, com baixa liquidez no mercado devido ao feriado americano e forte aumento de capital estrangeiro no Brasil.
1. Mercados globais
Hoje os mercados europeus amanhecem positivos com o EURO STOXX em alta de 0,02% às 09:00. Do mesmo, após sinalizações da Rússia, nesta manhã, que está aberta a diplomacia, animou investidores.
Nos EUA, os mercados futuros operam negativos, com o DJIA em queda de 0,28% e o índice NASDAQ em baixa de 0,57%.
Na China, a bolsa de Shangai fechou em queda de 0,96%, com destaque positivo para as ações do setor financeiro.
2. Sobre o COVID
Mais de 385,7 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 20/02 no Brasil, com número médio de mortes em alta e os números de novos casos em tendência de baixa. Adicionalmente, 71,56% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.
3. Notícias importantes de hoje
A Eletrobras (ELET6), marcou para hoje uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) com seus acionistas. Além disso, a pauta será mais uma etapa para deliberar sobre a privatização da empresa.
Hoje as empresas Modal (MODL11), BRF (BRFS3), 3R Petroleum (RRRP3), Localiza (RENT3), Raia Drogasil (RADL3), Telefônica (VIVT3) e Nubank (NUBR33) divulgam seus balanços após o fechamento do mercado.