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Guia Completo para Assinar PDFs com Validade Jurídica

Filipe Andrade

Publicado

em

Guia Completo para Assinar PDFs com Validade Jurídica

Em nosso guia completo para assinar PDFs com validade jurídica, vamos explorar o conceito de assinatura digital e mostrar-lhe, passo a passo, como assinar online PDFs com segurança.

Em nossa análise, incluímos ainda dicas de utilização de ferramentas grátis para assinar PDF, como o Lumin. Descubra tudo já a seguir!

O que é a assinatura digital e sua validade jurídica?

A assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica que concede o mesmo nível de validade jurídica garantido por assinaturas manuais.

É uma assinatura eletrônica especial porque é baseada em certificados oficiais e protegida por criptografia, tecnologia que permite que esta seja vinculada a um único usuário e não modificável.

Resumindo:

  • Assinatura digital: recurso que permite assinar PDFs e outros documentos eletrônicos com um nível de validade jurídica semelhante ao de assinaturas manuais;
  • Assinatura eletrônica: conceito amplo que inclui todos os tipos de assinaturas online, mesmo que estas não possuam validade jurídica (como, por exemplo, as assinaturas rápidas que permitem que você aceite os termos e condições de um serviço web).

No Brasil, as assinaturas digitais são validadas pela ICP-Brasil, organização que define que autoridades podem emitir certificados oficiais de assinaturas digitais. A juridicidade das mesmas é garantida pela Lei n.º 14.063/2020.

Ao assinar online PDF com uma assinatura digital certificada, o signatário garante a autenticidade e integridade do documento recorrendo à criptografia que permite:

  1. Assegurar que a assinatura está realmente vinculada a um único indivíduo;
  2. Avaliar se um documento foi ou não modificado após a inserção da assinatura.

Por que usar ferramentas de assinatura de PDF

As ferramentas para assinar documentos PDF online são o método mais conveniente para associar uma assinatura digital a um arquivo. O seu uso é recomendado porque oferece várias vantagens, tais como:

  • Agilidade em contratos e documentos oficiais: signatários podem assinar documentos sem sair de casa ou desperdiçar papel, mas sem sacrificar qualquer nível de validade jurídica;
  • Prevenção de erros e fraudes: devido à proteção criptográfica, as assinaturas digitais são menos suscetíveis a erros e fraudes do que as assinaturas manuais, que podem ser mais facilmente falsificadas;
  • Integração em processos internos e externos: muitas organizações já contam com estruturas de assinatura digital específicas que permitem acelerar processos internos e externos, oferecendo maior conveniência na celebração de contratos, acordos de vendas e outras operações importantes.

Tipos de assinaturas com validade jurídica

Segundo a Lei n.º 14.063/2020, existem três tipos de assinaturas digitais com validade jurídica:

  1. Assinaturas simples: são as tais assinaturas eletrônicas básicas que permitem celebrar acordos de menor importância sem recorrer a assinaturas manuais;
  2. Assinaturas avançadas: são vinculadas a um só indivíduo, mas não detêm o nível de certificação necessário para, por exemplo, serem utilizadas em casos de tribunal;
  3. Assinaturas qualificadas: o tipo mais robusto de assinatura digital, válido em todo o tipo de processos jurídicos e públicos.

Por sua vez, a certificação de assinaturas qualificadas no Brasil é celebrada com dois tipos de certificados oficiais:

  1. Certificados A1: validados digitalmente e armazenados em dispositivos eletrônicos;
  2. Certificados A3: validados com um componente físico, como um token ou um cartão.

Passo a passo para assinar PDFs com segurança

Você já tem uma assinatura digital certificada? Nesse caso, o processo de assinar documentos PDF online é relativamente simples. Você pode fazê-lo, com validade jurídica total e segurança, seguindo apenas quatro passos.

1. Escolher a ferramenta adequada

Ferramentas como o Lumin permitem assinar PDFs online grátis sem comprometer a sua segurança. Para escolher a ferramenta mais adequada para si, é importante prestar atenção a alguns parâmetros, tais como:

  • A relevância do documento PDF a assinar (para documentos de menor importância, uma assinatura eletrônica simples poderá ser suficiente);
  • A compatibilidade com certificados digitais da ICP-Brasil (nem todas as ferramentas são compatíveis com assinaturas digitais juridicamente válidas);
  • A incorporação de criptografia (incluindo resumos criptográficos que permitem avaliar se um arquivo PDF foi ou não modificado após a inserção da assinatura).

2. Importar o PDF e inserir a assinatura

Para realmente assinar online PDFs, você só tem que abrir a sua ferramenta de eleição e seguir alguns passos simples. No Lumin, por exemplo, o processo demora menos de cinco minutos, sendo apenas necessário:

  1. Carregar o arquivo PDF a assinar a partir do seu dispositivo, do Google Drive ou do Dropbox;
  2. Definir a identidade do assinante e de quem poderá visualizar o arquivo assinado;
  3. Escolher em que ponto do arquivo a assinatura deve ser incluída.

3. Validar e exportar o documento assinado

O processo de validação do documento assinado deve preceder à sua exportação e compartilhamento, podendo variar conforme a ferramenta para assinar PDF utilizada. Estes são os fatores-chave a considerar:

  • Visibilidade: a assinatura digital pode ser visível no texto do próprio documento ou ser imbuída nos metadados;
  • Timestamp: informação importante que certifica o dia e a hora a que o arquivo PDF foi assinado;
  • Certificado digital: componente que permite avaliar a autenticidade da assinatura, distinguindo entre certificados A1 e A3 no contexto legal brasileiro.

4. Armazenamento seguro e rastreabilidade

Após assinar PDF e validar a juridicidade da assinatura digital inserida, resta ser cuidadoso com o armazenamento do documento.

Para tal, confira as nossas dicas de boas práticas para garantir validade jurídica ao assinar documentos PDF online.

Boas práticas para garantir a validade jurídica

Garantir a segurança e validade jurídica de documentos após assinar PDF é possível seguindo práticas como:

  • Conferir certificados e selos de autenticidade: para além de avaliar se o documento foi ou não assinado com uma assinatura digital certificada, é importante considerar a validade da própria certificação, percebendo, por exemplo, se o prazo de validade do certificado ainda não expirou;
  • Evitar edições após a assinatura: é possível conferindo o resumo criptográfico da assinatura, que permite identificar se um arquivo foi ou não modificado após a inserção da assinatura (essencial para a prevenção de fraudes);
  • Registrar logs e histórico de assinaturas: para segurança reforçada, crie um backup contendo as informações mais importantes da assinatura, tais como o timestamp (data e hora), o endereço IP do signatário ou o estatuto do certificado oficial.

Seguindo estas dicas, você pode assinar PDFs online grátis com ferramentas como o Lumin sem comprometer a sua segurança ou validade.

É uma excelente alternativa ao método inconveniente de assinar documentos manualmente, permitindo celebrar contratos oficiais online sem comprometer a validade jurídica dos mesmos.

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