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Como conseguir crédito para empresas do varejo? Guia prático!
Aprender como conseguir crédito para empresas do varejo é fundamental para planejar o desenvolvimento e crescimento do negócio.
Afinal, nem sempre o empreendedor terá recursos suficientes para realizar investimentos e avançar no mercado de modo inovador e sustentável.
Os motivos para pedir crédito a bancos e instituições financeiras são diversos, como:
- expansão das operações: abertura de franquias, lançamento de produtos, aumento da capacidade de produção etc;
- capital de giro: arcar com despesas operacionais, como compra de estoque, folha de pagamento, contas, entre outros;
- investimentos em ativos: compra de equipamentos, máquinas, tecnologias, veículos e mais;
- gestão do fluxo de caixa: capacidade de lidar com momentos de instabilidade econômica, como períodos sazonais ou crises regionais, nacionais e internacionais.
Porém, independentemente do motivo, é fundamental saber que existem linhas de crédito para empresas de vários tipos e, por isso, é necessário conhecer mais sobre o assunto.
Vamos lá? Leia até o final e saiba como conseguir crédito para empresa com passo a passo e dicas estratégicas!
O que são linhas de crédito para empresas?
As linhas de crédito para empresas são recursos (dinheiro) disponibilizados por bancos e instituições financeiras por meio de empréstimos e financiamentos oferecidos para pessoas jurídicas, ou seja, negócios com CNPJ.
O valor emprestado pode ser usado de forma livre e é acrescido de um percentual da taxa de juros, entre outros encargos.
Principais linhas de crédito para empresas varejistas
Além de empréstimo e financiamento, existem outras modalidades de linhas de crédito para o varejo, como antecipação de recebíveis, crédito fumaça, com fornecedores e clientes.
Entenda melhor sobre cada uma delas a seguir!
- Empréstimo
É uma das linhas de crédito mais usadas por empresários de diversos setores. Com o crescimento de fintechs financeiras e a transformação digital de bancos tradicionais é possível obter empréstimos de forma digital, tanto pelo site quanto por aplicativos.
- Antecipação de recebíveis
O varejista pode conseguir crédito para sua empresa por meio das vendas de cartão de débito e crédito com a antecipação de recebíveis das transações a prazo, isto é, parceladas.
A antecipação de recebíveis é, portanto, o adiantamento dos valores que serão recebidos no futuro pelas parcelas de compra.
Essa prática é comum no varejo, pois ajuda a ter dinheiro em caixa no curto prazo e mais capital de giro para cobrir as despesas operacionais.
Além disso, uma outra vantagem é a chance de obter recursos com juros mais baratos do que outras modalidades de crédito.
- Crédito fumaça
O crédito fumaça funciona de modo parecido com a antecipação de recebíveis, porém, ele se baseia em projeções de vendas futuras, calculadas a partir do histórico da marca. A garantia desse adiantamento é justamente as estimativas de compras.
Logo, se o cliente deixar de pagar alguma parcela, o valor é descontado dos recebíveis do cartão.
- Crédito com fornecedores
É possível negociar diretamente com os fornecedores e combinar compras a prazo ou com carência, possibilitando o pagamento futuro (a primeira parcela é cobrada daqui a 60 ou 90 dias, por exemplo).
- Crédito com clientes
Calma, o cliente não vai te emprestar dinheiro! Pelo menos não diretamente. Essa modalidade diz respeito à venda de, por exemplo, vale-presente ou vale-almoço. O consumidor paga um determinado valor e o produto/serviço só será recebido futuramente.
- Financiamento
O financiamento é um crédito muito usado por marcas para comprar equipamentos, máquinas, veículos ou imóveis, por exemplo.
As condições do contrato variam, podendo financiar de 80% a 100% do bem, durante prazo de até 60 meses ou mais.
Como conseguir crédito para uma empresa varejista?
O pedido de crédito, independentemente da modalidade escolhida, deve ser bem-planejado para manter as despesas em equilíbrio. Afinal, cada uma delas possuem taxas e condições distintas.
E como conseguir crédito para uma empresa varejista e encontrar a melhor solução para sua loja? Veja um passo a passo prático.
- Tenha um planejamento financeiro
Antes de determinar a melhor linha de crédito, é importante realizar um planejamento financeiro para entender aspectos importantes, como não impactar o fluxo de caixa e capital de giro ao longo dos meses.
O planejamento precisa incluir, por exemplo:
- o valor ideal de parcela mensal para não afetar o caixa;
- como a empresa vai arcar com essas parcelas de empréstimos: uma dica é não comprometer mais que 30% do fluxo de caixa;
- projeções de ganhos financeiros.
- Simule diferentes linhas de crédito
Invista tempo na pesquisa da melhor opção de crédito para o varejo. Uma sugestão é simular em cada modalidade o valor que precisaria ser desembolsado a cada mês, incluindo taxas, encargos, prazos e exigências da instituição financeira.
Lembre de calcular todos os custos envolvidos. Algumas transações em bancos, por exemplo, possuem taxas administrativas adicionais.
- Negocie e encontre a melhor opção
Após selecionar as melhores modalidades e instituições de crédito, converse diretamente com seus agentes e veja se há brecha para negociar melhores condições, como taxas e prazos de pagamento.
Em alguns casos, é possível usar mais de uma linha de crédito para obter todo o valor necessário, como empréstimos e antecipação de recebíveis.
Dicas para obter crédito para sua loja
Para acertar na sua escolha, confira mais dicas para obter crédito para sua loja!
- Estude sua situação financeira com profundidade, avaliando demonstrativo de resultado, balanço patrimonial, fluxo de caixa e capital de giro. Isso ajuda a mostrar organização aos possíveis credores, se for necessário.
- Defina seus objetivos e deixe clara a finalidade da captação de recursos.
- Use um sistema de gestão financeira para tornar os processos mais ágeis e eficientes, permitindo um acompanhamento integral das finanças da marca. Além disso, ele permite solicitar antecipação de recebíveis de forma mais prática.
Portanto, é crucial acompanhar suas finanças antes de pensar em conseguir crédito para sua empresa. Quanto melhor acompanhar suas receitas e despesas, melhor será sua tomada de decisão.
Boas vendas!
Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias, que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.