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Como conseguir crédito para empresas do varejo? Guia prático!

Filipe Andrade

Publicado

em

Como conseguir crédito para empresas do varejo? Guia prático!

Aprender como conseguir crédito para empresas do varejo é fundamental para planejar o desenvolvimento e crescimento do negócio.

Afinal, nem sempre o empreendedor terá recursos suficientes para realizar investimentos e avançar no mercado de modo inovador e sustentável.

Os motivos para pedir crédito a bancos e instituições financeiras são diversos, como:

  • expansão das operações: abertura de franquias, lançamento de produtos, aumento da capacidade de produção etc;
  • capital de giro: arcar com despesas operacionais, como compra de estoque, folha de pagamento, contas, entre outros;
  • investimentos em ativos: compra de equipamentos, máquinas, tecnologias, veículos e mais;
  • gestão do fluxo de caixa: capacidade de lidar com momentos de instabilidade econômica, como períodos sazonais ou crises regionais, nacionais e internacionais.

Porém, independentemente do motivo, é fundamental saber que existem linhas de crédito para empresas de vários tipos e, por isso, é necessário conhecer mais sobre o assunto. 

Vamos lá? Leia até o final e saiba como conseguir crédito para empresa com passo a passo e dicas estratégicas!

O que são linhas de crédito para empresas?

As linhas de crédito para empresas são recursos (dinheiro) disponibilizados por bancos e instituições financeiras por meio de empréstimos e financiamentos oferecidos para pessoas jurídicas, ou seja, negócios com CNPJ.

O valor emprestado pode ser usado de forma livre e é acrescido de um percentual da taxa de juros, entre outros encargos.

Principais linhas de crédito para empresas varejistas

Além de empréstimo e financiamento, existem outras modalidades de linhas de crédito para o varejo, como antecipação de recebíveis, crédito fumaça, com fornecedores e clientes.

Entenda melhor sobre cada uma delas a seguir!

  1. Empréstimo

É uma das linhas de crédito mais usadas por empresários de diversos setores. Com o crescimento de fintechs financeiras e a transformação digital de bancos tradicionais é possível obter empréstimos de forma digital, tanto pelo site quanto por aplicativos.

  1. Antecipação de recebíveis

O varejista pode conseguir crédito para sua empresa por meio das vendas de cartão de débito e crédito com a antecipação de recebíveis das transações a prazo, isto é, parceladas.

A antecipação de recebíveis é, portanto, o adiantamento dos valores que serão recebidos no futuro pelas parcelas de compra.

Essa prática é comum no varejo, pois ajuda a ter dinheiro em caixa no curto prazo e mais capital de giro para cobrir as despesas operacionais.

Além disso, uma outra vantagem é a chance de obter recursos com juros mais baratos do que outras modalidades de crédito.

  1. Crédito fumaça

O crédito fumaça funciona de modo parecido com a antecipação de recebíveis, porém, ele se baseia em projeções de vendas futuras, calculadas a partir do histórico da marca. A garantia desse adiantamento é justamente as estimativas de compras.

Logo, se o cliente deixar de pagar alguma parcela, o valor é descontado dos recebíveis do cartão.

  1. Crédito com fornecedores

É possível negociar diretamente com os fornecedores e combinar compras a prazo ou com carência, possibilitando o pagamento futuro (a primeira parcela é cobrada daqui a 60 ou 90 dias, por exemplo).

  1. Crédito com clientes

Calma, o cliente não vai te emprestar dinheiro! Pelo menos não diretamente. Essa modalidade diz respeito à venda de, por exemplo, vale-presente ou vale-almoço. O consumidor paga um determinado valor e o produto/serviço só será recebido futuramente.

  1. Financiamento

O financiamento é um crédito muito usado por marcas para comprar equipamentos, máquinas, veículos ou imóveis, por exemplo.

As condições do contrato variam, podendo financiar de 80% a 100% do bem, durante prazo de até 60 meses ou mais.

Como conseguir crédito para uma empresa varejista?

O pedido de crédito, independentemente da modalidade escolhida, deve ser bem-planejado para manter as despesas em equilíbrio. Afinal, cada uma delas possuem taxas e condições distintas.

E como conseguir crédito para uma empresa varejista e encontrar a melhor solução para sua loja? Veja um passo a passo prático.

  1. Tenha um planejamento financeiro

Antes de determinar a melhor linha de crédito, é importante realizar um planejamento financeiro para entender aspectos importantes, como não impactar o fluxo de caixa e capital de giro ao longo dos meses.

O planejamento precisa incluir, por exemplo:

  • o valor ideal de parcela mensal para não afetar o caixa;
  • como a empresa vai arcar com essas parcelas de empréstimos: uma dica é não comprometer mais que 30% do fluxo de caixa;
  • projeções de ganhos financeiros.
  1. Simule diferentes linhas de crédito

Invista tempo na pesquisa da melhor opção de crédito para o varejo. Uma sugestão é simular em cada modalidade o valor que precisaria ser desembolsado a cada mês, incluindo taxas, encargos, prazos e exigências da instituição financeira.

Lembre de calcular todos os custos envolvidos. Algumas transações em bancos, por exemplo, possuem taxas administrativas adicionais.

  1. Negocie e encontre a melhor opção

Após selecionar as melhores modalidades e instituições de crédito, converse diretamente com seus agentes e veja se há brecha para negociar melhores condições, como taxas e prazos de pagamento.

Em alguns casos, é possível usar mais de uma linha de crédito para obter todo o valor necessário, como empréstimos e antecipação de recebíveis.

Dicas para obter crédito para sua loja

Para acertar na sua escolha, confira mais dicas para obter crédito para sua loja!

  • Estude sua situação financeira com profundidade, avaliando demonstrativo de resultado, balanço patrimonial, fluxo de caixa e capital de giro. Isso ajuda a mostrar organização aos possíveis credores, se for necessário.
  • Defina seus objetivos e deixe clara a finalidade da captação de recursos.
  • Use um sistema de gestão financeira para tornar os processos mais ágeis e eficientes, permitindo um acompanhamento integral das finanças da marca. Além disso, ele permite solicitar antecipação de recebíveis de forma mais prática.

Portanto, é crucial acompanhar suas finanças antes de pensar em conseguir crédito para sua empresa. Quanto melhor acompanhar suas receitas e despesas, melhor será sua tomada de decisão.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias, que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.

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