Packster
“O evento é apenas o primeiro passo”, destaca Jack Strimber, CEO da Packster
Segundo especialista, presença em feiras e congressos amplia conexões estratégicas e fortalece o posicionamento das marcas.
No último ano, as empresas investiram mais de R$ 100 bilhões em ativações de marca, tendência que deve se manter em 2025, segundo o Anuário Brasileiro de Live Marketing 2024-2025, produzido pela JF Consultoria. Entre as ações realizadas estão a participação em feiras, exposições e congressos, que se consolidaram como ferramentas de crescimento e inovação dos negócios.
Empresas que apostam na presença em eventos ganham uma vantagem competitiva no mercado. A participação nesses espaços permite ampliar o networking, conquistar novas parcerias, acompanhar tendências do setor e fortalecer a presença da marca junto ao público-alvo.
A Packster, especialista em embalagens sustentáveis e com impressão digital do grupo ZaraPlast, é um exemplo de empresa que investe nessa estratégia. No decorrer de 2025, a previsão é que a marca esteja presente em 47 eventos em todo o Brasil. Em alguns deles, a empresa participará como expositora e em outros como participante.
“As feiras são muito mais do que vitrines para nossos produtos. Elas representam uma oportunidade para entender as necessidades do mercado, trocar experiências e mostrar como a inovação pode transformar o setor de embalagens”, afirma o CEO da empresa, Jack Strimber.
Além de permitir conexões estratégicas, esses encontros ajudam a reforçar a credibilidade da marca e testar novas soluções com um público qualificado. Ao expor um produto em uma feira, por exemplo, o empreendedor consegue entender as percepções do cliente em relação a fatores como interesse, embalagens, volume e dimensão, possibilitando os ajustes necessários antes do seu lançamento em escala.
Para o analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Gustavo Magalhães, os eventos corporativos proporcionam benefícios diretos para empresas de todos os portes. No entanto, a escolha da feira certa e um planejamento adequado são fatores determinantes para o sucesso da participação.
Ele explica que o primeiro passo é avaliar se o evento está alinhado ao público-alvo e aos objetivos da organização. Estar presente no lugar certo, com uma abordagem bem estruturada, ajuda a garantir retornos mais significativos.
“Feiras e congressos funcionam como plataformas de prospecção e capacitação. Além de atrair novos clientes, muitas empresas conseguem fechar negócios ainda durante o evento”, destaca Magalhães.
O CEO da Packster compartilha dessa visão e reforça a importância de selecionar eventos estratégicos. “Buscamos sempre ocasiões que conversem com nosso segmento e com os clientes que queremos alcançar. Isso torna a interação mais qualificada e aumenta as chances de construir parcerias sólidas”, explica Strimber.
Outro ponto importante é a preparação antes da feira. Segundo o analista, um erro comum é a falta de uma estratégia comercial bem definida. As empresas precisam ter clareza sobre o que apresentar e como abordar os visitantes. Tabelas de preços adaptadas, materiais de apresentação e estoques planejados para atender a uma possível demanda gerada pelo evento estão entre os fatores que fazem a diferença.
Stand da Packster durante a Anuga Select Brazil 2025 (Foto: Packster)
Entre os 47 eventos programados para 2025, a Packster marcou presença na Anuga Select Brazil e estará presente na Encafé, dois dos principais encontros do setor de alimentos e bebidas que acontecerão em abril.
A Anuga Select Brazil , que aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo, reuniu marcas nacionais e internacionais do segmento. Segundo Strimber, na ocasião, a Packster apresentou suas soluções em embalagens personalizadas e conversou com empresas que buscam inovações para seus produtos, seja na diferenciação visual, na sustentabilidade ou na eficiência da embalagem.
Já entre 23 e 25 de abril, a empresa, juntamente com a Zaraplast, estará presente no Encafé, evento voltado ao setor cafeeiro, que acontecerá no Royal Palm Hall, em Campinas. Para essa edição, a Packster terá um estande próprio e levará o que há de atual em embalagens de café, como stand up pouch com e sem válvula, opções de pouches com bico e modelos recicláveis e com barreira de proteção.
Além da participação nas feiras, Strimber reforça a importância de uma estratégia estruturada para transformar os contatos e as ideias adquiridas nesses encontros em oportunidades reais de negócio. “O evento é apenas o primeiro passo. Após cada feira, analisamos os contatos, identificamos as demandas específicas e personalizamos nosso follow-up para apresentar soluções alinhadas às necessidades de cada potencial cliente. Além disso, as informações que adquirimos nos eventos nos ajudam a qualificar cada vez mais nosso trabalho”, acrescenta.
Um aplicativo para encontrar gasolina mais barata finalmente chega aos motoristas mineiros. Agora, não é…
Confira as principais notícias do Mercado Hoje 10/05/2025 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…
Educação financeira para mães empreendedoras ainda é um grande desafio no Brasil. Muitas mulheres decidem…
Vazamentos escondidos são um pesadelo em casas e empresas. Eles aumentam a conta de água,…
O TikTok Shop chegou oficialmente ao Brasil e já promete agitar o comércio eletrônico nacional.…
O setor automotivo brasileiro apresentou excelente desempenho em abril. Com um total de 410.752 unidades…