Criptoativos
IA pode auxiliar processo criativo
Pesquisas relacionam o uso da tecnologia no processo criativo de estudantes e profissionais

Foto: Freepik
Pesquisa feita pela Honeywell, em setembro de 2024, mostrou que 67% dos profissionais acreditam que a tecnologia desbloqueia o processo criativo e os torna mais eficientes. Uma das ferramentas que tem auxiliado na criação de novas ideias é a Inteligência Artificial (IA).
Diferentes estudos relacionam o uso da IA ao processo criativo. As conclusões sugerem que o apoio dessa tecnologia pode potencializar as propostas dos profissionais no ambiente corporativo. Só no Brasil, conforme aponta um estudo da Deloitte, 58% das empresas do país a utilizam no dia a dia.
Ela pode ser usada de diferentes formas. Além de ajudar a traçar novas ideias, também é possível utilizar a IA para criar mapa mental e reunir todos os insights de um projeto, por exemplo.
Pesquisa publicada no Journal of Creativity traçou os principais impactos da ferramenta envolvendo a criatividade. No estudo, foi pedido que alunos universitários fizessem um brainstorming sem o uso de tecnologia sobre as diferentes maneiras que um clipe de papel poderia ser utilizado.
Um mês depois, os pesquisadores repetiram o exercício, mas incentivando o uso do ChatGPT. Como resultado, perceberam que a IA pode ser útil no processo criativo, ajudando os universitários a pensar “fora da caixa”.
Outra pesquisa também se debruçou na tecnologia para entender como ela poderia impactar nas tarefas que envolvem criatividade. O estudo, elaborado pelo economista que estuda IA da Universidade de Exeter, no Reino Unido, Oliver Hauser, propôs que quase 300 pessoas escrevessem uma história curta de oito frases.
Aproximadamente, um terço dos escritores desenvolveram suas ideias de forma independente, enquanto os demais receberam ideias iniciais geradas pelo chatbot ChatGPT 4.0. Aqueles que obtiveram assistência foram divididos em dois grupos: um recebeu uma única ideia gerada pela IA, e o outro teve a opção de escolher entre até cinco sugestões.
Os resultados foram julgados por um grupo de 600 avaliadores, que, sem saber, elegeram as histórias escritas com a ajuda de IA como as mais inovadoras e úteis. Ambos os estudos apontam que o uso da tecnologia pode favorecer profissionais no processo criativo.
Além de aliada para a criatividade, a IA também pode trazer outros ganhos para o ambiente de trabalho. Ainda conforme a pesquisa realizada pela Honeywell, quase dois terços (64%) dos entrevistados apontaram que a eficiência e produtividade estão entre os principais benefícios do uso da ferramenta.
Desafios do uso da IA
As ferramentas de IA respondem a qualquer pergunta feita pelo usuário, por isso, podem ser usadas para diferentes etapas do processo criativo. No momento do brainstorming, podem ajudar a traçar diferentes perspectivas de uma mesma ideia.
Aliada a ela, é possível utilizar outras ferramentas, como o mapa mental, para dispor as informações e deixar todo o processo mais organizado. Entretanto, apesar de ser considerada benéfica para o processo criativo, a IA também traz desafios.
A pesquisa publicada no Journal of Creativity pontua que, embora auxilie na criatividade, o uso da tecnologia afetou a autoconfiança dos alunos. Embora eles tenham destacado ideias inovadoras, muitos sentiram que usar a ferramenta era o “caminho mais fácil”, não permitindo que pensassem por conta própria.
Por esse motivo, estudiosos apontam a necessidade de uma abordagem ponderada, encontrando um equilíbrio que estimule a criatividade e aproveite as capacidades da ferramenta.