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Saiba como a arte pode ser usada para divulgação de marcas

Estratégias unem arte e marketing para conectar marcas e consumidores
Foto: Freepik
A arte tem sido usada como estratégia de marketing por marcas que buscam novas formas de se conectar com o público. Seja por meio de colaborações com artistas, ações de branding inspiradas em expressões culturais ou investimentos na indústria audiovisual, empresas de diferentes segmentos têm explorado a criatividade para criar campanhas de destaque.
Segundo a Academia Brasileira de Arte (Abra), arte e publicidade sempre andaram lado a lado, uma complementando a outra com o objetivo de despertar interesse, provocar, seduzir e vender, seja para promover um produto, serviço ou uma ideia.
Uma das formas de integração entre as áreas é por meio de colaborações entre marcas e artistas. A prática, conhecida como collab, vem se consolidando como tendência no mercado, conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sobretudo nos setores de moda, alimentação e bebidas.
Entre as vantagens de aderir à collab, o Sebrae afirma que a principal é a possibilidade de conquistar um espaço que, normalmente, a empresa não alcançaria sozinha. Outros benefícios são o maior engajamento dos consumidores, as experiências exclusivas, a ampliação do portfólio com produtos diferenciados e o incremento nas vendas devido à visibilidade conquistada, tanto nas redes sociais, quanto pela divulgação espontânea de fãs da marca.
No mercado de streetwear, colaborações entre marcas e artistas são comuns. Parcerias como Vans x Van Gogh e Damien Hirst x Converse mostram como a arte pode ser aplicada ao design de produtos para agregar valor e exclusividade. Essas ações mostram que é possível ampliar a percepção da marca e impulsionar o engajamento do público.
Outro exemplo de colaboração entre marcas de tênis famosas e artistas aconteceu entre LEGO, Adidas Superstar e a designer multidisciplinar e diretora de arte de Nova York, Leta Sobierajski, conhecida por suas composições diversas e, muitas vezes, excêntricas.
De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), quando os responsáveis pelo trabalho de marketing têm a sensibilidade de perceber como usar a arte para elevar o valor da marca, com estratégias bem desenhadas e conduzidas, é possível alavancar os negócios e cumprir o papel social de divulgar o trabalho dos talentos para mais pessoas.
Grafite e música são destaque em campanhas
O grafite é uma manifestação cultural que também tem sido utilizada em estratégias de comunicação de grandes marcas para reforçar valores como autenticidade e criatividade, além de estabelecer conexões com o público urbano.
A Nike transformou grafites de São Paulo em lojas virtuais na campanha Nike Air Max Graffiti Stores. Com o uso da geolocalização, os consumidores só conseguiam acessar os produtos, caso estivessem próximos às obras, tornando a experiência mais interativa.
Além do grafite, a arte também tem sido integrada ao marketing no mercado da música para reforçar a identidade das marcas e estreitar a conexão emocional com o público, por meio da criação de trilhas sonoras, jingles e parcerias.
Em 2023, a Nike lançou edições limitadas do Air Force 1 em colaboração com a cantora Billie Eilish, transformando o produto em um objeto de desejo para os fãs e admiradores da artista.
A presença de artistas na direção criativa das marcas também reflete essa tendência. O cantor Pharrell Williams assumiu a liderança da linha masculina da Louis Vuitton, enquanto a cantora Rihanna foi diretora criativa da Puma. Essas escolhas mostram que a relação entre arte e marcas não se limita a colaborações temporárias, mas pode se tornar parte da identidade de uma empresa.
Também é possível investir no mercado musical por meio do patrocínio de eventos e festivais de música, permitindo que as empresas associem sua imagem a experiências culturais, como acontece com os stands que preenchem o local onde acontece o Rock In Rio.
No entanto, especialistas reforçam que qualquer parceria com artistas deve ser feita com cuidado para evitar possíveis danos à imagem da marca, especialmente se os protagonistas forem relacionados a escândalos enquanto a ação estiver em andamento.
Em entrevista à imprensa, a sócia da Jahe Marketing, Thaís Faccin, ressalta que ao decidir uma colaboração, é necessário fazer um trabalho de muita pesquisa e elaborar um contrato bem amarrado com direitos e deveres das partes.