Educação Financeira

Geração Z: Como ela pode organizar suas finanças pessoais?

Começar a organização das finanças pessoais não é um processo fácil, independentemente da idade. Porém, pode ser especialmente desafiador para os jovens, que enfrentam uma vastidão de ofertas supostamente imperdíveis, desde produtos e serviços até experiências. A tentação de seguir as tendências do momento é forte e atinge milhões de pessoas. Nesse sentido, especialmente integrantes da Geração Z, que possuem de 13 a 27 anos.

Diante de um cenário constante de endividamento das famílias e juros altos no Brasil, o especialista em finanças pessoais, João Victorino, explica ser comum que esses jovens, ao conseguirem um trabalho e melhorarem suas condições financeiras – mesmo que ainda não sejam totalmente independentes -, sintam vontade de gastar boa parte do salário comprando coisas de seu interesse. Isso é válido e pode ser feito, porém, desde que seja com sabedoria e com um bom controle financeiro.

Segundo João, é fácil se deixar levar por hábitos consumistas. “Vivemos em um mundo onde o acesso rápido a tudo pela internet é uma realidade. Essa agilidade pode ser positiva, já que nos permite obter informações a qualquer momento, mas também tem seu lado negativo. A Geração Z, por exemplo, é bastante ativa nas redes sociais e, às vezes, passa a querer determinado produto cuja existência era desconhecida há poucos minutos. Do mesmo modo, eles desembolsam altas quantias para adquiri-lo sem maiores reflexões. Isso pode trazer sérias consequências para as finanças pessoais”, afirma.

Estatísticas sobre as finanças da Geração Z

Dados de um estudo realizado em 2024 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apontam que 47% das pessoas da Geração Z que foram entrevistadas não realizam o controle das finanças pessoais. Entre as justificativas, estão: não saber fazer (19%), sentir preguiça (18%), não ter hábito ou disciplina (18%) ou não ter rendimentos (16%).

O especialista demonstra preocupação com esses dados, pois considera a organização das finanças pessoais como fundamental para garantir uma vida financeira mais plena e consciente. Para ele, é essencial que os pais e responsáveis comecem a ensinar os filhos sobre dinheiro desde cedo, respeitando a faixa etária para garantir a compreensão do tema. Essa atitude vai ajudar as crianças a ampliarem sua consciência e, assim, se tornarem jovens mais interessados em entender e controlar seus gastos.

Planejamento financeiro precisa de dedicação

João ressalta que, mesmo diante de eventuais dificuldades, o importante é dar o primeiro passo. “Um planejamento financeiro não nasce da noite para o dia, é necessário ter dedicação para mantê-lo organizado e atualizado, vivendo na sua vida real o que você escreve no papel. No entanto, saber o valor do seu dinheiro, quanto você gasta ou deixa de gastar, quanto você pode economizar, entre tantos outros fatores, vai te trazer uma enorme liberdade e uma melhor relação com as finanças”, pontua.

De acordo com o especialista, se a pessoa realmente conseguir criar o hábito de fazer um orçamento e de ter um controle formalizado, terá grandes chances de alcançar a chamada ‘felicidade financeira’. O primeiro passo desse orçamento é saber exatamente o quanto se ganha e o quanto se gasta. Nesse sentido, isso é o principal para manter-se no caminho de uma vida financeira equilibrada. Do mesmo modo, João Victorino, elencou mais duas dicas para ajudar a Geração Z com as finanças pessoais:

Dicas

  • Em primeiro lugar, estabeleça metas financeiras de curto e longo prazo. Bem como, poupar para uma viagem ou investir em um curso, e direcione parte de sua renda para essas metas. Para ajudar a atingir estas metas, automatize seus investimentos, transforme o valor que você deseja guardar em um formato que você nem percebe que está separando e guardando – e sempre na mesma data que você recebe seu salário, honorários, pró-labore, etc.
  • Por fim, antes de qualquer compra, faça a si mesmo três perguntas: ‘Eu realmente preciso disso? Eu realmente quero? Eu realmente posso comprar este produto ou serviço?’. Essa reflexão ajudará a evitar gastos desnecessários e manter um equilíbrio saudável nas finanças.
Filipe Andrade

Compartilhar
Publicado por
Filipe Andrade
Tags: automatizar investimentoscomo atingir metas financeirascomo automatizar poupançacomo controlar o saláriocomo criar hábitos financeiros saudáveiscomo criar metas financeiras saudáveiscomo criar um orçamentocomo definir metas de longo prazocomo economizar na juventudecomo equilibrar gastos e poupançacomo evitar consumismo geração zcomo evitar dívidas geração zcomo evitar endividamento geração zcomo fazer um orçamento geração zcomo investir em educaçãocomo manter controle de gastoscomo organizar as finanças pessoaiscomo organizar seu saláriocomo parar de gastar desnecessariamentecomo poupar para uma viagemcontrole de gastos para jovenscontrole financeiro geração zdestaquedicas de controle financeirodicas de economia para geração zdicas para geração z economizardicas para uma vida financeira equilibradaeducação financeira geração zevitar compras impulsivas geração zFinanças equilibradasfinanças geração zfinanças na juventudefinanças pessoais com equilíbriofinanças pessoais jovensgastos conscientes geração zgeração z controle de gastosgeração z economiageração z educação financeirageração z equilíbrio financeirogeração z finançasgeração z hábitos financeirosgeração z investimentosgeração z planejamento financeirogeração z poupançahábitos de consumo geração zhábitos de consumo saudáveishábitos financeiros geração zinvestimentos para geração zliberdade financeira geração zmetas de poupança para jovensmetas financeiras geração zorganização financeira geração zorganização financeira jovensperguntas antes de uma compraplanejamento de curto e longo prazoplanejamento financeiro para adolescentesplanejamento financeiro para jovenspoupança geração zpoupar dinheiro geração zvida financeira equilibrada

Posts Recentes

ABB Eletrificação amplia operações e abre vagas em Contagem

A ABB Eletrificação, empresa integrante do grupo suíço ABB, está em fase de expansão de…

11 horas atrás

Curso Técnico em Gastronomia grátis: Veja como se inscrever

O Curso Técnico em Gastronomia grátis oferecido pelo Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC)…

17 horas atrás

Mercado Hoje 18/09/2024: Confira as principais notícias

Confira as principais notícias do Mercado Hoje 18/09/2024 segundo a equipe de renda variável do…

20 horas atrás

Vagas na Sada: Empresa abre 65 oportunidades. Veja detalhes

Quem busca uma oportunidade de trabalho pode encontrar ótimas chances no mutirão de emprego do…

2 dias atrás

Mercado Hoje 17/09/2024: Veja as principais notícias

Veja as principais notícias do Mercado Hoje 17/09/2024 segundo a equipe de renda variável do…

2 dias atrás

Vilma Alimentos abre 30 vagas na fábrica de Contagem. Veja áreas

A Vilma Alimentos está oferecendo 30 vagas na fábrica localizada na Cidade Industrial, em Contagem,…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!