Nacional
Mercado pet tem faturamento bilionário e tem até padaria para cachorros em BH
O mercado pet no Brasil, nos últimos anos, tem mostrado um crescimento impressionante, se consolidando como um dos setores mais promissores da economia. A princípio, o faturamento do setor, que é conhecido como mercado pet, mais do que dobrou na última década. Nesse sentido, desde 2014, o volume de negócios no segmento cresceu surpreendentes 185%. Em 2024, o mercado pet deve alcançar a marca de R$ 76,3 bilhões, segundo dados do Instituto Pet Brasil. Este valor expressivo reflete a crescente importância dos animais de estimação nas famílias brasileiras.
Um dos segmentos mais lucrativos dentro do mercado pet é o de alimentação, conhecido como pet food. Do mesmo modo, esse setor representa 54,7% do faturamento total, atingindo cerca de R$ 41,7 bilhões. Este segmento, que é essencial para a saúde e bem-estar dos pets, tem atraído cada vez mais investimentos e inovações. Ainda mais, abusca por produtos diferenciados e de alta qualidade impulsiona o crescimento do mercado, que já é bilionário.
Inovações e novidades no setor pet têm contribuído para esse desempenho positivo. Em Belo Horizonte, por exemplo, uma nova tendência está se destacando: a presença de padarias exclusivas para pets. Além disso, o hábito tradicional dos brasileiros de ir à padaria agora se estende também aos donos de cachorros e gatos, que podem comprar guloseimas para seus companheiros de quatro patas. Um exemplo dessa inovação é a Laelaps Care Pet Shop, localizada na região da Pampulha.
Padaria para cachorro
Essa pet shop, que incorporou uma padaria exclusiva para pets, oferece uma variedade de produtos que imitam as delícias que encontramos em padarias tradicionais. Pães, empadas, cupcakes, coxinhas, brigadeiros, kibes e até refrigerantes são produzidos artesanalmente para o consumo dos pets. Renata Neves Alves, proprietária da Laelaps Care Pet Shop, acredita no potencial de crescimento do setor pet e na inovação como diferencial para atrair clientes. Ela, junto com seu irmão, idealizou a padaria pet após participar de uma das maiores feiras do setor, a Pet South América.
Renata explica que a ideia de oferecer produtos similares aos que humanos consomem, mas feitos especificamente para pets, surgiu da demanda crescente por opções diferenciadas. “Nós vendemos o que geralmente consumimos em uma padaria, mas tudo é preparado com ingredientes seguros para os cachorros”, comenta Renata. Ela ressalta que a inovação é um dos pilares do negócio, garantindo que os produtos sejam de alta qualidade e saborosos para os pets. “Nosso slogan é que nossos produtos são testados em humanos”, brinca a empresária.
Detalhes dos produtos
Os quitutes oferecidos na Laelaps Care Pet Shop são elaborados com ingredientes naturais, visando a saúde e bem-estar dos animais. Carla Natif, confeiteira com mais de 11 anos de experiência, é a responsável pela produção das guloseimas. Ela migrou para a confeitaria pet após a pandemia e hoje é reconhecida por sua habilidade em criar delícias para animais de estimação. Nesse sentido, oodos os produtos são supervisionados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), garantindo a segurança alimentar dos pets.
O cardápio da padaria pet é variado e inclui desde bolos até pizzas e doces. Do mesmo modo, as farinhas utilizadas são integrais ou feitas de ingredientes como grão de bico, amêndoas e aveia. Os corantes são totalmente naturais, como os extraídos da beterraba. “Tudo que é feito na confeitaria pet pode ser consumido por humanos. Contudo, os produtos não agradam tanto ao nosso paladar, pois não são temperados, nem doces, nem salgados”, explica Carla, que se intitula ‘chef pet’. Além de vender os produtos em estabelecimentos comerciais, ela também comercializa por meio do perfil @natifnutripet.
Mercado Pet
O mercado pet no Brasil é vasto e inclui diversos segmentos além do pet food. De acordo com o Instituto Pet Brasil, o faturamento também é expressivo na venda de animais de estimação, produtos veterinários, serviços veterinários, serviços gerais e pet care. O presidente do Instituto, Caio Villela, destaca que os setores de produtos e serviços veterinários tiveram as maiores altas entre 2023 e 2024, com crescimentos de 16,1% e 14,2% respectivamente. “Esses números mostram que as famílias brasileiras estão cuidando cada vez melhor de seus pets”, conclui Villela.
O mercado pet continua a se expandir, impulsionado pela inovação e pelo amor crescente dos brasileiros por seus animais de estimação. Em Belo Horizonte, a padaria para cachorros é apenas um exemplo de como o setor está se reinventando e criando novas oportunidades de negócio. A expectativa é que o mercado continue a crescer, trazendo ainda mais novidades para os donos de pets e, claro, para seus queridos companheiros.