Nacional

Como conferir o tempo de contribuição no INSS

O aplicativo do Meu INSS tem sido alvo de várias reclamações de que não estaria mostrando o tempo de contribuição correto dos segurados. Para saber como conferir o tempo de contribuição no INSS e se o tempo de contribuição está correto basta acessar o extrato previdenciário, o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). É nele que está registrado todo o histórico de contribuições para o INSS. Se houver discrepâncias, elas podem ser resultado de problemas no banco de dados do governo ou no próprio aplicativo.

Vale lembrar que o INSS utiliza inteligência artificial para calcular o tempo de contribuição. Nesse sentido, o app soma os períodos registrados no sistema sem verificar a correção das datas ou a inclusão de todos os salários de contribuição. Além disso, o simulador do INSS não considera o tempo especial para trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde ou integridade física. Esses trabalhadores precisam apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para a análise do tempo especial. Do mesmo modo, isso pode aumentar o tempo de contribuição em 20% para mulheres e 40% para homens, explica a Dra. Jeanne Vargas, advogada especialista em Direito Previdenciário e sócia do escritório Vargas Farias Advocacia.

Como conferir o tempo de contribuição no INSS e corrigir os dados incorretos

Caso o contribuinte encontre inconsistências no tempo de contribuição ele deve acessar o CNIS no site ou aplicativo do Meu INSS e conferir, no seu extrato previdenciário, se todos os períodos de trabalho e contribuição estão registrados.

Outro ponto importante é verificar os indicadores que aparecem no extrato, pois eles podem apontar períodos que precisam de validação. Os dois indicadores mais comuns são: PREM-EXT (Período extemporâneo), que indica que o período foi declarado fora do prazo legal, sendo necessário apresentar documentos comprobatórios como carteira de trabalho, declarações de empregadores, entre outros. O outro indicador é o PREC-MENOR-MIN (Contribuição abaixo do mínimo), que indica que a contribuição foi feita abaixo do salário mínimo da época. É necessário complementar o pagamento para que o período seja contabilizado como tempo de contribuição. Na última página do CNIS, há uma legenda explicativa dos indicadores para facilitar a compreensão.

Inconsistências nas informações

Segundo Jeanne Vargas, as inconsistências nas informações podem ocorrer por diversos motivos como: erros dos empregadores, como a ausência de data de saída em vínculo empregatício – a empresa dá baixa na carteira de trabalho, mas não dá baixa no sistema do INSS -, o que pode deixar períodos sem informação de término no sistema do INSS e também períodos não registrados, onde o ex-empregado não encontra determinados períodos trabalhados no sistema. “Neste caso o empregado deve apresentar documentos como a carteira de trabalho com a anotação do vínculo, opção de FGTS, alterações salariais, informações sobre férias, além do termo de rescisão, contracheques e outros documentos que comprovem o período trabalhado” diz.

Mesmo encontrando informações incorretas no sistema do INSS é possível corrigir o tempo de contribuição antes de solicitar a aposentadoria. O segurado pode fazer isso através do requerimento “atualizar vínculos e remuneração e código de pagamento” no Meu INSS. Além disso, também pode ser feito no próprio pedido de aposentadoria, apresentando toda a documentação necessária.

No entanto, a melhor opção para calcular o tempo de contribuição de forma precisa, é consultar um advogado especialista em direito previdenciário. Esse profissional tem o conhecimento necessário para analisar o extrato de contribuições do INSS, entender a legislação aplicável e orientar o trabalhador na obtenção dos documentos necessários. Existem várias regras de aposentadoria, incluindo quatro regras de transição para aposentadoria por tempo de contribuição, uma regra para aposentadoria por idade e uma regra para aposentadoria especial.

Há casos em que o trabalhador já tem direito a uma determinada regra, mas se esperar um pouco mais poderá se aposentar com valor melhor. Cada caso é singular e precisa ser analisado com muita cautela.

Filipe Andrade

Compartilhar
Publicado por
Filipe Andrade
Tags: acessar extrato INSSadvogado especialista INSSadvogado previdenciárioagentes nocivos INSSanalisar tempo de contribuiçãoanálise de tempo especial INSSanálise extrato contribuições INSSaplicativo Meu INSSaposentadoria especial INSSaposentadoria por idade INSSaposentadoria por tempo de contribuiçãobaixa na carteira de trabalhoCadastro Nacional de Informações Sociaiscálculo correto tempo INSScálculo do tempo de contribuiçãoCNIS INSScódigo de pagamento INSScomo conferir tempo de contribuiçãocomplementar pagamento INSSconferir CNIS INSSconsultar tempo de contribuição INSScontribuição abaixo do mínimo INSScorreção de tempo de contribuiçãocorrigir dados INSSdata de saída INSSdatas de contribuição INSSdestaquedocumentos comprobatórios INSSdocumentos comprobatórios tempo INSSdocumentos necessários INSSerros empregadores INSSextrato previdenciário INSSindicadores extrato previdenciáriointeligência artificial INSSlegenda explicativa CNISorientação trabalhador INSSpedido de aposentadoria INSSPerfil Profissiográfico Previdenciárioperíodo extemporâneo INSSperíodos não registrados INSSPPP INSSPREM-EXT INSSproblemas no aplicativo INSSregras de aposentadoria INSSregras de transição INSSrequerimento atualizar vínculos INSSsalários de contribuição INSSsimulador do INSSsistema do INSStempo de contribuição corretotempo de contribuição INSStempo especial agentes nocivostempo especial homens INSStempo especial INSStempo especial mulheres INSSvalor de aposentadoria INSSverificar CNIS INSSverificar tempo INSS

Posts Recentes

Geração Z: Como ela pode organizar suas finanças pessoais?

Começar a organização das finanças pessoais não é um processo fácil, independentemente da idade. Porém,…

11 horas atrás

Vagas na Sada: Empresa abre 65 oportunidades. Veja detalhes

Quem busca uma oportunidade de trabalho pode encontrar ótimas chances no mutirão de emprego do…

17 horas atrás

Mercado Hoje 17/09/2024: Veja as principais notícias

Veja as principais notícias do Mercado Hoje 17/09/2024 segundo a equipe de renda variável do…

20 horas atrás

Vilma Alimentos abre 30 vagas na fábrica de Contagem. Veja áreas

A Vilma Alimentos está oferecendo 30 vagas na fábrica localizada na Cidade Industrial, em Contagem,…

2 dias atrás

Mercado Hoje 16/09/2024: Saiba as principais notícias

Saiba as principais notícias do Mercado Hoje 16/09/2024 segundo a equipe de renda variável do…

2 dias atrás

Atividade econômica de micro e pequenos negócios MG cresce 3,22% em julho

A Atividade econômica dos micro e pequenos negócios de Minas Gerais registraram um aumento de…

4 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!