Se o seu negócio tem o péssimo hábito de ignorar avaliações negativas na internet, é melhor repensar essa prática. Recentemente, o Google (GOGL34) anunciou a inclusão das avaliações de produtos feitas por usuários do Reclame Aqui diretamente nos perfis brasileiros do Google Shopping. Nesse sentido, na prática, todas as estrelinhas nas descrições no painel de informações estarão integradas, impactando a reputação das marcas em pesquisas, opiniões e avaliações.
O estudo “The State of Google Reviews” realizado pela SOCi mostrou que 89% das pessoas verificam as avaliações antes de realizar uma compra – e se aumentar em 10% as avaliações positivas, o resultado pode ser 8,8% a mais de vendas. Do mesmo modo, a matemática é simples; para cada 10 novas avaliações recebidas, as chances de influenciar uma venda sobem 2,8%.
Para Ediney Giordani, especialista em comunicação da KAKOI Comunicação, esse movimento reforça a necessidade das empresas no monitoramento online de interações feitas pelos internautas, principalmente para não perder vendas:
“Avaliações online influenciam a receita e o tráfego das empresas? Muito. As pessoas olham avaliações antes de decidir uma compra e o Google Shopping é uma das maiores vitrines. Com essa mudança, todos os internautas que quiserem comprar algo podem ter aquela ajuda das avaliações, que permite criar uma conexão forte de confiabilidade em todos os produtos.”
O que se espera com a mudança, por parte do Reclame Aqui, é que mais de 250 mil avaliações de mais de 1.500 lojistas aconteçam todos os meses e sejam coletadas pelo Reclame Aqui Reviews. A integração já está valendo, mas não é novidade.
O Google Shopping passou a incluir essas avaliações feitas pelo Reclame Aqui desde 2021 na classificação de e-commerce. Portanto, quanto melhor estiver o nível de avaliações de uma loja online no Google, melhor para a procura local:
Os três primeiros resultados locais do Google sempre pesaram muito mais. As empresas conseguem chamar a atenção e alcançam 93% das conversões comparadas com outras lojas pior classificadas:
“Além de cuidar melhor das respostas e das avaliações, investir em estratégias do chamado SEO local é importante. Estamos falando de avaliações positivas, sim, mas de outras ações que uma agência de comunicação consegue criar” explica Giordani.
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