As vagas abertas são destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino
Até 31 de julho, o processo seletivo para a segunda turma da Plataforma PROA no ano de 2024 está com inscrições abertas para 4 mil vagas em Minas Gerais. Nesse sentido, as oportunidades são destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino.
Do mesmo modo, para participar, basta entrar no site, responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil. Nesse sentido, se for aprovado, o candidato deve seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula. Ainda mais, o link para inscrição é o proa.org.br
“Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso que qualifica o estudante para entrar preparado no mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
O curso do PROA, que terá início em 2 de setembro, tem carga horária de 100 horas. Além disso ele será dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego. Nesse sentido são: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.
Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São 8 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada. Sendo: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo Bmg).
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso.
Carreira
Um dos exemplos de sucesso é a ex-aluna Ana Beatriz da Silva, que é jovem aprendiz na Energisa Minas. Ela relata que a Plataforma PROA foi fundamental para que ela pudesse encontrar a direção certa para sua carreira profissional. “É uma ótima oportunidade pra quem ainda não sabe qual caminho seguir profissionalmente. No PROA somos direcionados e aprendemos o funcionamento do mercado de trabalho. Vale muito a pena”, diz a jovem. Ela ainda destaca como diferencial o método de ensino e as dinâmicas do curso.
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) Java Junior. Ainda mais, a Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Pará.
Confira como 18 instituições mineiras serão beneficiadas pela primeira Ação Nacional de Doação Solidária de…
Montadora de veículos elétricos vive crise sem precedentes enquanto CEO divide atenção entre empresa e…
Nova proposta promete revolução no setor elétrico e alívio financeiro para famílias vulneráveis A tarifa…
Novas projeções do governo federal revelam aumento acima do esperado para o piso nacional nos…
Basicamente, uma 'unidade de aposta' é aquele valor fixo que você decide usar em cada…
Operação flagra mais de 32 toneladas de arroz e feijão vendidos como "tipo 1" que…