As vagas abertas são destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino
Até 31 de julho, o processo seletivo para a segunda turma da Plataforma PROA no ano de 2024 está com inscrições abertas para 4 mil vagas em Minas Gerais. Nesse sentido, as oportunidades são destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino.
Do mesmo modo, para participar, basta entrar no site, responder um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil. Nesse sentido, se for aprovado, o candidato deve seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula. Ainda mais, o link para inscrição é o proa.org.br
“Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso que qualifica o estudante para entrar preparado no mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
O curso do PROA, que terá início em 2 de setembro, tem carga horária de 100 horas. Além disso ele será dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego. Nesse sentido são: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.
Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São 8 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada. Sendo: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo Bmg).
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso.
Carreira
Um dos exemplos de sucesso é a ex-aluna Ana Beatriz da Silva, que é jovem aprendiz na Energisa Minas. Ela relata que a Plataforma PROA foi fundamental para que ela pudesse encontrar a direção certa para sua carreira profissional. “É uma ótima oportunidade pra quem ainda não sabe qual caminho seguir profissionalmente. No PROA somos direcionados e aprendemos o funcionamento do mercado de trabalho. Vale muito a pena”, diz a jovem. Ela ainda destaca como diferencial o método de ensino e as dinâmicas do curso.
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) Java Junior. Ainda mais, a Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Pará.
O final do ano traz uma série de oportunidades de trabalho temporário, especialmente nos setores…
Veja as principais notícias do Mercado Hoje 21/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…
A Game District, uma das líderes globais em jogos móveis com mais de 2 bilhões…
A Microsoft anunciou um investimento de R$ 14,7 bilhões no Brasil, destinado à expansão de…
Saiba as principais notícias do Mercado Hoje 19/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Aversão…
A Cemig (CMIG4) está comprometida em reforçar a resiliência da rede elétrica em Minas Gerais…