No dia 1º de julho, às 9h, a população de Sarzedo e da Região Metropolitana de Belo Horizonte receberá a primeira etapa de construção do Parque Natural Municipal Cachoeira de Sarzedo. A inauguração marca o resgate de um importante espaço de preservação ambiental e do patrimônio histórico local. A solenidade contará com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e do prefeito de Sarzedo, Marcelo Pinheiro.
A criação do Parque Natural Municipal Cachoeira de Sarzedo, designado como a 73ª Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do estado, visa proteger áreas remanescentes de Mata Atlântica e preservar os ecossistemas de relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Apenas o uso indireto dos recursos naturais será permitido, excluindo consumo, coleta ou qualquer dano aos recursos locais.
Além disso, o parque será um refúgio natural onde visitantes poderão desfrutar de recreação segura, contemplação e atividades saudáveis em meio à natureza. Este projeto resulta de uma parceria público-privada entre a Itaminas e a Prefeitura de Sarzedo, com investimento total de R$ 22 milhões pela empresa. A manutenção do parque será assumida pela Itaminas por um ano, com um custo mensal de R$ 300 mil para segurança patrimonial, manutenções de jardins, controles administrativos e desenvolvimento de projetos de educação ambiental.
O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou nesta segunda-feira (20) o Programa Minas Forma. Nesse sentido, essa iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac em Minas). Além disso, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) também apoia o programa.
Do mesmo modo, o Minas Forma tem como objetivo oferecer cursos para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social. A princípio, os cursos são voltados para os setores de comércio, turismo e cultura. Dessa forma, as capacitações fornecem habilidades técnicas e promovem competências socioemocionais. Assim, os participantes têm mais facilidade para se inserir no mercado de trabalho e gerar renda.
Ao todo, serão oferecidas 8.100 vagas em 356 turmas, distribuídas em 101 municípios de Minas Gerais. As primeiras turmas começaram hoje (20), nas unidades Senac Goitacazes e Venda Nova. Entre os cursos iniciais estão Técnicas Básicas para Garçom e Técnicas Básicas para Camareira.
O Show da Anitta em BH promete ser um dos eventos mais aguardados do pré-carnaval…
Veja as principais notícias do Mercado Hoje 22/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Mercados…
A gestão de Recursos Humanos é um dos pilares mais importantes para o sucesso de…
O final do ano traz uma série de oportunidades de trabalho temporário, especialmente nos setores…
Veja as principais notícias do Mercado Hoje 21/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…
A Game District, uma das líderes globais em jogos móveis com mais de 2 bilhões…