Banpará têm mais de 3 mil chaves PIX de clientes vazadas - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Nacional

Banpará têm mais de 3 mil chaves PIX de clientes vazadas

Filipe Andrade

Publicado

em

Banpará têm mais de 3 mil chaves PIX de clientes vazadas

O Banco Central divulgou hoje que ocorreu um vazamento de dados envolvendo 3.020 chaves PIX de clientes do Banpará. Além disso, esse é o oitavo incidente desse tipo desde o lançamento do PIX em 2020.

Entre os dias 20 de março e 13 de abril de 2024, informações como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta foram comprometidas.

Entretanto, não foram expostos dados sensíveis, como senhas ou informações financeiras. O vazamento se restringiu a informações cadastrais.

Cliente do Banpará

Os clientes afetados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking de sua instituição de relacionamento. Do mesmo modo, o BC e as instituições não utilizarão outros meios de comunicação, como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

As falhas nos sistemas de pagamento foram identificadas como a causa do vazamento. No entanto, apenas informações cadastrais foram expostas, sem afetar as movimentações financeiras.

Apesar do baixo impacto potencial para os clientes, o BC optou por divulgar o incidente em nome da transparência. Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, o Banco Central decidiu comunicar o evento à sociedade.

Essa decisão foi tomada devido ao compromisso com a transparência que rege a atuação do BC. Assim, mesmo diante do baixo impacto para os usuários, a divulgação foi feita como uma medida preventiva e de transparência.

Vazamento de chave PIX do Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A.

O banco Central comunicou que houve um vazamento de Pix no total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD). Nesse sentido, este é o sétimo incidente desde novembro de 2020. O vazamento ocorreu entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024. Ainda mais, o vazamento expôs informações como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

O vazamento foi atribuído a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento. O BC enfatizou que apenas dados cadastrais foram expostos, sem afetar a movimentação financeira. Nesse sentido, o BC complementa que as informações protegidas pelo sigilo bancário, como saldos e senhas, não foram comprometidas.

Continue lendo