Nacional

Inflação de março: Veja quais alimentos ficaram mais caros

A inflação de março, registrada pelo IPCA, teve como principais impulsionadores o tomate e a cebola, com aumentos de 9,85% e 14,34%, respectivamente. Em fevereiro, a inflação atingiu 0,83%.

O aumento no preço desses alimentos se deve à menor oferta, exacerbada pelo El Niño este ano, segundo o pesquisador do IBGE, André Almeida. Outros itens que também tiveram aumentos significativos foram a banana prata, açaí, alho, mamão, laranja pera, ovo de galinha, leite longa vida, refrigerante e água mineral.

Esses aumentos contribuíram para a inflação dos alimentos, que foi de 0,53% no mês, embora o grupo alimentação e bebidas tenha diminuído em relação a fevereiro. Os planos de saúde também tiveram uma contribuição relevante, com uma variação de 0,77%.

Além disso, o grupo saúde e cuidados pessoais teve uma inflação de 0,43%, influenciada pela alta dos produtos farmacêuticos. Já o grupo transportes teve uma deflação de 0,33%, contribuindo para a redução do IPCA de 0,83% em fevereiro para 0,16% em março.

Transporte teve queda na inflação de março

As passagens aéreas, o gás veicular, o óleo diesel e a tarifa do ônibus urbano tiveram deflação, enquanto comunicação e artigos de residência também apresentaram redução de preços. O item educação, que foi o principal responsável pela inflação de fevereiro, teve uma taxa de apenas 0,14% em março.

Os demais grupos de despesas apresentaram as seguintes taxas de inflação: habitação (0,19%), vestuário (0,03%) e despesas pessoais (0,33%). Entre as capitais e regiões metropolitanas, São Luís registrou a maior alta de preços (0,81%), enquanto Porto Alegre foi a única com deflação (-0,13%).

Como construir uma reserva de emergência como autônomo

Em um mundo de incertezas financeiras, saber como construir uma reserva de emergência como autônomo é vital. Nesse sentido, a educadora financeira Paloma Andrade compartilha dicas insights para uma reserva sólida, oferecendo oito dicas práticas e valiosas.

Do mesmo modo, Paloma Andrade, uma especialista em finanças pessoais e empresariais, tem dedicado sua carreira a capacitar autônomos e MEIs a tomarem as rédeas de suas finanças. Ainda mais, sua abordagem é prática, centrada na ação e adaptada à realidade dinâmica do trabalho autônomo.

Além disso, antes de conhecer as dicas, por que não seguir @paloma.financas no Instagram? Receba dicas exclusivas diretamente em seu feed, ajudando a trilhar um caminho financeiro mais seguro e sustentável.

Acesse aqui e veja como construir uma reserva de emergência

Filipe Andrade

Posts Recentes

Shopping em BH inaugura novo piso com lojas de luxo. Veja qual

Um shopping em BH agora conta com um novo e sofisticado espaço para consumidores exigentes.…

18 horas atrás

Mercado Hoje 07/04/2025: Confira as principais notícias

Confira as principais notícias do Mercado Hoje 07/04/2025 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…

20 horas atrás

Empresa dinamarquesa fará evento com Lula e Zema em MG. Veja onde

A empresa dinamarquesa Novo Nordisk anunciou um investimento significativo para expandir sua fábrica em Montes…

2 dias atrás

Seu remédio vai ficar mais caro! Saiba mais sobre este aumento explosivo

Reajuste de até 5,06% começa a valer nesta segunda-feira (31) e afetará milhares de medicamentos…

2 dias atrás

Novas regras fiscais para MEIs chegam em Abril: Saiba mais sobre as mudanças para seu negócio

Confira qual é o impacto da obrigatoriedade do novo Código de Regime Tributário (CRT 4)…

2 dias atrás

BRL1: nova stablecoin chega ao mercado e amplia liquidez para as criptomoedas

Stablecoin lastreada no real brasileiro, A BRL1 promete aumentar a liquidez e a estabilidade no…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!