Comprar ovo de páscoa está cada vez mais caro. Veja o motivo - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Nacional

Comprar ovo de páscoa está cada vez mais caro. Veja o motivo

Filipe Andrade

Publicado

em

Comprar ovo de páscoa está cada vez mais caro. Veja o motivo

Comprar ovo de páscoa está cada vez mais caro vésperas da Páscoa. Uma pesquisa da Horus revelou aumentos significativos nos produtos. Do mesmo modo, barras e bombons viram seus preços subirem 11% e 10,5%, respectivamente. Nesse sentido, ovos de Páscoa também não escaparam, com um aumento de 1,8% em fevereiro de 2024, em comparação com o ano anterior.

Embora os preços estejam em ascensão, a produção de ovos de Páscoa aumentou em 17% este ano. Ainda mais, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) prevê que 58 milhões de unidades estarão disponíveis para venda. Além disso, foram lançados 115 novos produtos de chocolate para atender à demanda.

Por que comprar ovo de páscoa está cada vez mais caro

Os ovos de Páscoa, cada vez mais dissociados da quantidade de chocolate, estão se tornando mais caros. A especialista Carla Beni da FGV destaca que elementos como brinquedos e embalagens chamativas estão aumentando o preço do produto. Essa tendência de preços mais altos não acompanha a inflação, e os produtos estão sendo vendidos com menos cacau, muitas vezes substituído por gorduras ou outros ingredientes.

Como terminar com as dívidas: Veja 7 dicas valiosas

Nesse sentido, a sazonalidade do ovo de Páscoa está mais relacionada à representatividade do presente do que ao custo do chocolate. O aumento do preço do cacau, devido às variações climáticas em regiões produtoras como Gana e Costa do Marfim, tem impacto direto no valor final dos produtos. O preço da matéria-prima disparou no mercado internacional, atingindo valores muito superiores aos do ano anterior.

Vendas em BH

Em Belo Horizonte, os tradicionais ovos de Páscoa estão perdendo espaço para outros produtos, como barras e trufas. Os consumidores estão dispostos a gastar menos nesta Páscoa, com um tíquete médio de R$ 74, comparado a R$ 50,55 do ano anterior. Os comerciantes esperam uma mudança no comportamento de compra, com um foco maior em produtos mais acessíveis.

Em relação à véspera da Páscoa, os preços podem variar dependendo da demanda. Se as vendas estiverem fracas, os varejistas podem fazer promoções para atrair os consumidores. No entanto, se as vendas estiverem aquecidas, os preços podem permanecer elevados até o último momento.

Apesar dos desafios enfrentados pelo setor de chocolates, há oportunidades para a indústria brasileira expandir sua produção. O aumento do preço do cacau pode incentivar investimentos em novas áreas de cultivo e tecnologias para tornar a produção mais eficiente e sustentável.

Em resumo, o aumento dos preços dos ovos de Páscoa está relacionado a diversos fatores, como a sazonalidade do produto, a redução na quantidade de cacau utilizado e o aumento do custo da matéria-prima. Os consumidores estão buscando alternativas mais acessíveis, o que está impactando as estratégias de venda do setor.

Continue lendo