Banco Safra surpreende e anuncia mudança no comando - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Nacional

Banco Safra surpreende e anuncia mudança no comando

Filipe Andrade

Publicado

em

Banco Safra surpreende e anuncia mudança no comando

O Banco Safra surpreendeu ao anunciar, nesta quarta-feira (6), mudanças no comando da instituição. Alberto Monteiro de Queiroz assume a presidência, sucedendo Silvio de Carvalho, que liderava o banco desde novembro de 2020. Nesse sentido, agora ele foi indicado para presidir o conselho de administração.

A família Safra, que comanda o grupo, não divulgou a data exata da transição nem detalhou as razões por trás da mudança. Segundo fontes próximas ao banco, trata-se de uma substituição rotineira.

Assessor de Investimentos Banco Safra: Atendimento exclusivo e personalizado para os cliente. Entre em contato

Alberto Monteiro desempenhava o papel de vice-presidente financeiro do Safra desde abril de 2023. Com passagens pelo Santander, onde ocupou cargos como vice-presidente-executivo de gestão patrimonial e membro do conselho de administração de 2018 a 2022. Ainda mais, ele traz consigo uma sólida experiência.

Vice-presidente de finanças e relações com investidores do Banco do Brasil entre 2016 e 2018, Monteiro também acumula experiências como diretor em empresas renomadas. Nesse sentido, incluem Suzano, CSN e Gerdau. Do mesmo modo, sua presença foi marcante nos conselhos de administração da B3, Bolsa de Valores de São Paulo, BV, Cielo, e outras.

Currículo do antigo presidente do Banco Safra

Por sua vez, Silvio de Carvalho, que integra o grupo da família Safra desde 2010, construiu uma extensa trajetória, com mais de 20 anos de serviço no Itaú. Além disso, ele é membro do conselho da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Ao analisar o perfil do Banco Safra, fundado em 1972, percebemos seu lucro líquido anual significativo de R$ 2,2 bilhões. Com uma rede de 198 agências, a instituição emprega cerca de 9.300 funcionários, contando com 2000 assessores de investimentos. Destaca-se entre seus principais concorrentes a XP Investimentos, BTG Pactual, BV, PagBank e MercadoPago.

Em síntese, a alteração na liderança do Banco Safra reflete uma decisão estratégica, com Alberto Monteiro assumindo a presidência em um momento crucial para a instituição financeira. O histórico e a expertise do novo presidente indicam uma gestão voltada para a continuidade do sucesso do banco.

Continue lendo