Profissões que vão bombar em 2024: Veja as principais - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

MG

Profissões que vão bombar em 2024: Veja as principais

Filipe Andrade

Publicado

em

Profissões que vão bombar em 2024: Veja as principais

O Carnaval se encerra, marcando o início efetivo do ano. Nesse sentido, é momento de abandonar as fantasias, organizar as finanças e agir. Do mesmo modo, para quem busca emprego, atualização ou mudança de área, especialistas em carreiras apontam as tendências para as profissões que vão bombar em 2024 e oferecem dicas de preparação.

Como ser um empreendedor de sucesso. Veja aqui 10 dicas

Profissões que vão bombar em 2024

Tecnologia, Saúde, Vendas e Marketing em Alta

Na vanguarda das oportunidades, tecnologia, saúde, vendas e marketing despontam. Guilherme Lima, analista do Senac Minas, destaca a amplitude proporcionada pela inteligência artificial, especialmente pelo ChatGPT. Ainda mais, segmentos como desenvolvimento de softwares e consultoria de vendas exigem conhecimento e habilidades, muitas vezes alcançáveis por meio de cursos de programação acessíveis.

Moacyr Castellani, mentor de carreiras, ressalta a importância das “soft skills” na promoção da satisfação do cliente, algo ainda irreplicável pela tecnologia. O domínio do inglês, além de facilitar a comunicação, permanece como diferencial em diversas áreas.

Curso Técnico em Administração em Contagem grátis. Veja como se inscrever

Sucesso Profissional: Autoconhecimento, Networking e Aprendizado Contínuo

Independentemente da escolha profissional, o sucesso se baseia no tripé formado por autoconhecimento, networking e aprendizado contínuo. Ainda mais, Castellani destaca que a realização pessoal é crucial para oferecer algo valioso ao mundo e alcançar a felicidade.

Transição de Carreira: Reflexão e Autoconhecimento

Mudar de área ou carreira requer uma decisão ponderada. Guilherme Lima aconselha uma reflexão e um exercício de autoconhecimento. Nesse sentido, um exemplo é Carlos Ferreira, que, após duas décadas na construção civil, decidiu seguir na área da saúde. A mudança foi impulsionada pela sugestão de sua ex-mulher, e ele agora busca formação acadêmica na área de enfermagem.

Tendências em 2024: Tecnologia, Saúde e Vendas & Marketing

As tendências para 2024 indicam boas oportunidades em setores específicos. Na tecnologia, profissões como desenvolvedor de software, especialista em inteligência artificial e analista de segurança da informação estão em alta. Além disso, na saúde, destaque para carreiras relacionadas à saúde mental, como psicólogo infantil e terapeutas alternativos. Vendas e marketing continuam a expandir, com ênfase nas redes sociais.

Outras Profissões em Destaque: Diversidade de Oportunidades

Além das áreas mencionadas, diversas profissões ganham destaque em 2024. Entre elas, assessor de investimentos, analista de construção civil, técnico em geologia, técnico de segurança do trabalho, especialista de recursos humanos, especialistas em direito digital e engenheiros de fintechs.

Habilidades Valorizadas em Todas as Áreas

Independente da escolha profissional, algumas habilidades são valorizadas em todas as áreas. A fluência em inglês e outros idiomas é um diferencial, assim como habilidades em gestão de projetos, consultoria e liderança. Ainda mais, a capacidade de proporcionar uma boa experiência ao cliente permanece como um requisito fundamental.

Em síntese, 2024 promete oportunidades significativas em diversas áreas, com a tecnologia desempenhando um papel crucial. Finalmente, a adaptabilidade, as habilidades interpessoais e o compromisso com o aprendizado contínuo são elementos-chave para prosperar nesse cenário dinâmico.

Continue lendo