Conecte-se conosco

Nacional

Whatsapp é o app mais usado. Conheça outros app de mensagem

Filipe Andrade

Publicado

em

Whatsapp é o app mais usado. Conheça outros app de mensagem

Apesar da liderança global do WhatsApp, é importante notar que outros aplicativos de mensagens não foram relegados ao esquecimento. Diariamente, cerca de 1,2 bilhão de usuários Android acessam o WhatsApp, superando em quantidade o Facebook Messenger, Telegram e Snapchat, de acordo com dados da Similarweb.

Nesse sentido, Heloisa Massaro, diretora do InternetLab, realiza pesquisas anuais sobre o uso de aplicativos de mensagens e ressalta que essas plataformas desempenham papéis distintos na vida das pessoas, não sendo mutuamente exclusivas.

Golpes no WhatsApp servem para desviar Pix. Veja como evitar

O WhatsApp, por exemplo, integra-se ao cotidiano, conectando amigos, familiares e até mesmo empresas. Em contraste, as mensagens em redes sociais como Instagram e Facebook são mais direcionadas a conexões menos próximas, como antigos colegas.

Veja outras plataforma de mensagem além do WhatsApp

O Telegram e outras plataformas, como o Discord, têm uma função peculiar, servindo como espaços para conexões baseadas em interesses comuns, indo além da simples troca de mensagens. Massaro enfatiza que esses aplicativos são onde as pessoas se reúnem para compartilhar episódios de novelas turcas, discutir política ou buscar recomendações literárias.

A diversidade de usos impede que o sucesso de um aplicativo signifique o declínio do outro. Mesmo com o WhatsApp afirmando ter mais de 2 bilhões de usuários ativos, pesquisas revelam que diferentes aplicativos atendem a diferentes necessidades dos usuários.

Como sair das dívidas em 2024 e começar o ano bem. Veja 7 dicas

O WhatsApp, inicialmente conhecido por popularizar mensagens via internet, aspira a se tornar o primeiro “superapp” ocidental, seguindo os passos do WeChat chinês. No entanto, iniciativas como o envio de dinheiro pelo aplicativo enfrentam desafios no Brasil, devido à adoção maciça do Pix.

A introdução do “Flows” em setembro de 2023 reforça a posição do WhatsApp como uma ferramenta avançada para contas comerciais, até mesmo com potencial para substituir sites empresariais. No entanto, o WeChat chinês permanece como o principal “superapp”, integrando mensagens, redes sociais, pagamentos e compras.

Com 700 milhões de usuários ativos mensais, o Telegram ocupa uma posição destacada, sendo o terceiro aplicativo mais popular no Brasil, ficando atrás apenas do WhatsApp e do WhatsApp Business. Assim, a dinâmica do uso de aplicativos de mensagens no país reflete uma coexistência rica em opções, atendendo às diversas necessidades e preferências dos usuários.

Continue lendo