Conecte-se conosco

Nacional

Material escolar está mais caro em 2024. Veja quanto aumentou

Filipe Andrade

Publicado

em

Material escolar está mais caro em 2024. Saiba qual foi o aumento

O início do ano, para quem tem filhos em idade escolar, frequentemente significa uma coisa: a preocupação com a lista de materiais. Tanto para estudantes de escolas públicas quanto privadas, a lista de material escolar já se inicia com muitos itens nos primeiros anos da criança, exigindo dos pais uma organização cuidadosa para economizar.

Estratégias diversas são adotadas nesse momento, como comprar antecipadamente, online, em grande quantidade ou à vista para obter descontos. Além disso, algumas pessoas recorrem a planilhas comparativas de preços entre diferentes estabelecimentos.

Conforme dados da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), prevê-se um aumento de 7% a 9% nos preços ao consumidor das listas de material escolar este ano. Os principais fatores que impactam esses preços, segundo a Abfiae, são os aumentos nos custos de papel, embalagens e em alguns produtos importados.

Como economizar com o material escolar

A educadora financeira Paloma Andrade (Instagram @paloma.financas) destaca que uma das melhores maneiras de economizar com material escolar é comparar preços e optar pela compra à vista. “Antes de correr pelas ruas comparando papelarias, abra seu mecanismo de busca na internet e compare preços. Consulte pelo menos dois ou três sites diferentes. Depois, faça sua compra na papelaria que você já conhece e confia, podendo negociar com base nos preços encontrados online, e ainda aproveitar cashback”, sugere.

Mesmo quando a compra é realizada com cartão de crédito, Paloma sugere efetuar o pagamento em parcela única. “Estou comprando hoje, mas já na primeira parcela vou quitar o valor total. Assim, não comprometo meu orçamento a longo prazo e não crio uma dívida futura para minha vida financeira”, explica.

Saiba como se planejar financeiramente em 2024

Agora que o ano de 2024 se iniciou, muitos de nós querem saber como se planejar para ter uma vida financeira tranquila neste ano. Nesse sentido, Paloma Andrade, educadora financeira, compartilha cinco dicas valiosas para ajudar você a alcançar esse objetivo no novo ano que se aproxima.

Para ter acesso a 5 dicas de Paloma Andrade (Instagram @paloma.financas), acesse este link!

Continue lendo