Juros do cartão de crédito: Nova regra entra em vigor. Saiba qual - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Nacional

Juros do cartão de crédito: Nova regra entra em vigor. Saiba qual

Filipe Andrade

Publicado

em

Juros do cartão de crédito: Nova regra entra em vigor. Saiba qual

A partir desta quarta-feira (3), as novas regras que limitam os juros do cartão de crédito no rotativo entram em vigor no Brasil. Nesse sentido, a mudança visa evitar que a dívida total ultrapasse o dobro do débito original para quem atrasa a fatura.

Em geral, os juros do rotativo são os mais elevados do mercado, sendo uma linha de crédito emergencial com facilidade de entrada e alta taxa de inadimplência. Do mesmo modo, essa modalidade dispensa garantias, o que impulsiona as taxas a patamares elevados.

Com a alteração, as novas dívidas seguem uma regra clara: se a dívida original for de R$ 100, o valor total a ser pago, considerando juros e encargos, não poderá exceder R$ 200. Vale ressaltar que o custo do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) está excluído desse cálculo e se aplica apenas a débitos a partir de janeiro.

Juros do cartão de crédito na modalidade rotativo

O rotativo é uma modalidade ativada automaticamente quando o cliente não quita o valor total da fatura até o vencimento. Esta é a categoria de crédito mais dispendiosa do país, com juros chegando a 431,6% ao ano em outubro, conforme os últimos dados disponíveis. A recomendação é que os clientes paguem integralmente a fatura mensalmente.

A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de limitar os juros do rotativo foi anunciada em dezembro e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta inicial previa um prazo de 90 dias para que as emissoras de cartão apresentassem um teto para os juros, mas diante da ausência de uma solução no prazo estipulado, a lei determinou que o total cobrado pelos bancos em juros não ultrapasse o valor original da dívida.

Especialistas consideram a medida positiva, apesar dos reflexos secundários, inclusive na oferta de crédito. Contudo, a avaliação é de que a medida não resolverá necessariamente o problema do descontrole de gastos.

Outra regra implementada pelo CMN em dezembro permite que clientes com dívidas no cartão de crédito rotativo realizem a portabilidade gratuita do saldo devedor de uma instituição financeira para outra a partir de 1º de julho de 2024.

Como usar o cartões de crédito de forma inteligente

Saber como usar o cartão de crédito de forma inteligente é fundamental para manter as finanças pessoais saudáveis e evitar dívidas desnecessárias. Nesse sentido, a educadora financeira Paloma Andrade, compartilha seis estratégias que podem ajudar a utilizar esse recurso de forma consciente e responsável. Se você deseja aprender mais sobre esse assunto, siga o perfil dela no Instagram @paloma.financas.

Acesse este link para ver como usar o cartão de crédito de forma inteligente

Continue lendo