Conecte-se conosco

Ações

Conta de água da Copasa terá aumento em 2024

Filipe Andrade

Publicado

em

Conta de água da Copasa terá aumento em 2024

No início deste ano de 2024, a conta de água da Copasa (CSMG3) terá um ajuste nas tarifas. Nesse sentido, esse aumento vai impactar diretamente o bolso dos consumidores a partir desta segunda-feira (1°). Autorizado pela Arsae-MG em dezembro, o aumento médio de 4,21% terá validade até 2025.

De acordo com a Agência Reguladora, a determinação do novo valor considera a inflação do período. Ainda mais, também considera bonificações ou penalidades relacionadas ao cumprimento das metas estabelecidas. Essas medidas visam manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia.

Enquanto isso, nas regiões Norte e Nordeste de Minas, atendidas pela Copanor, a notícia é diferente. As tarifas de água e esgoto serão reduzidas em 7,68% para todas as faixas de consumo. A decisão da Arsae-MG baseia-se no não atendimento das metas de desempenho pela Copanor, que ficou abaixo do esperado em aspectos como tratamento de esgoto, manifestações de falta de água, descontinuidade e reclamações de refluxo de esgoto.

Arsae justifica aumento na conta de água da Copasa

A Arsae justifica as disparidades nos reajustes entre a Copasa e a Copanor pelo fato de serem prestadores de serviço distintos, enfrentando realidades, metas e desafios diversos em seus respectivos mercados.

É relevante mencionar que na Copasa, o ciclo tarifário abrange quatro anos, com o primeiro marcado por uma revisão tarifária e os subsequentes por reajustes. Em contrapartida, a Copanor opera com um ciclo anual, resultando em revisões tarifárias anuais para se adaptar dinamicamente às condições do mercado e ao desempenho da empresa.

Companhia distribuiu dividendos milionários aos acionistas em 2023

Copasa (CSMG3) divulgou fato relevante sobre a aprovação do pagamento de JCP no valor total de R$ 128,5 milhões. Além disso, a reunião da diretoria realizada em 15 de junho de 2023 aprovou a deliberação referentes aos resultados do exercício social de 2023.

Bem como, o valor bruto unitário por tipo e classe de ação será de R$ 0,3389170187 por ação ordinária (ON). Ainda mais, o anúncio foi feito Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Carlos Augusto Botrel Berto.

Entretanto, haverá retenção de 15% de imposto de renda na fonte.

Os Juros Sobre Capital Próprio (JCP) é uma das formas de uma empresa distribuir o lucro entre os seus acionistas, titulares ou sócios.

Continue lendo