Guerra na Ucrânia: Preço do trigo e do milho tem grande impacto - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Internacional

Guerra na Ucrânia: Preço do trigo e do milho tem grande impacto

Filipe Andrade

Publicado

em

Guerra na Ucrânia: Preço do trigo e do milho tem grande impacto

Desde a quarta-feira (19), os preços internacionais de grãos, como trigo e milho, têm apresentado uma trajetória ascendente devido à guerra na Ucrânia. O governo russo emitiu um aviso ameaçador, declarando que qualquer navio se aproximando do Mar do Norte em direção à Ucrânia será considerado alvo militar.

Essa situação se agravou após o término, em 17 de julho, do acordo que permitia exportações de grãos ucranianos por um corredor humanitário.

É possível conquistar sua liberdade financeira em até 5 anos? Baixe nosso e-book gratuito e veja o que você precisa fazer para ter um orçamento controlado e começar a investirClique aqui e comece a transformar sua vida financeira hoje mesmo!

Guia Completo de Orçamento Financeiro Pessoal

Guerra na Ucrânia: Ataques nos portos

Com isso, nas últimas três noites, ocorreram ataques de mísseis e drones russos em regiões portuárias da Ucrânia. Nesse sentido, houve danos consideráveis, como a destruição de silos de armazenagem e a perda de aproximadamente 60 mil toneladas de alimentos. Consequentemente, os preços do trigo na bolsa europeia aumentaram em 8,2%, chegando a € 253,75 por tonelada, enquanto os preços do milho subiram 5,4%.

Segundo a Casa Branca, a Rússia planeja atingir navios civis na região e culpar a Ucrânia. Ainda mais, minas marítimas foram instaladas próximas aos portos ucranianos para justificar o ataque. Do mesmo modo, Vladimir Putin indicou que poderia retomar o acordo de grãos se suas exigências fossem atendidas, especialmente a suspensão das sanções sobre vendas de grãos e fertilizantes russos e a reconexão do banco agrícola russo ao sistema de pagamentos global. Ele também acusou o Ocidente de usar o acordo como “chantagem política”.

Além disso, especialistas apontam que a Ucrânia possui opções limitadas para escoar seus grãos ao exterior, dada a capacidade ferroviária insuficiente e os bloqueios de países da União Europeia e Europa Oriental para proteger seus próprios agricultores. O analista da Marex Capital, Charlie Sernatinger, alerta que a ameaça de escalada da Rússia pode interromper todos os embarques de grãos do Mar Negro, criando uma situação semelhante ao início da guerra.

Até então, a Iniciativa do Mar Negro havia permitido o transporte de mais de 32 milhões de toneladas de grãos da Ucrânia, reduzindo os preços globais em cerca de 20%, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

Mercado internacional de grãos

Dessa forma, a guerra na Ucrânia tem provocado efeitos significativos no mercado internacional de grãos, com aumentos de preços e impactos nas exportações. A falta de soluções viáveis para o escoamento desses produtos agrava a situação, gerando incertezas e preocupações quanto à estabilidade econômica da região e do mundo. As consequências dessa crise requerem atenção e esforços diplomáticos para buscar soluções pacíficas e sustentáveis.

Continue lendo