Conecte-se conosco

Ações

Vale tem explosão na produção de minério de ferro

Filipe Andrade

Publicado

em

Vale tem explosão na produção de minério de ferro

A mineradora Vale (VALE3) anunciou no dia 18 que finalizou o segundo trimestre de 2023 (2T23) com uma produção de 78,7 milhões de toneladas métricas de minério de ferro.

Nesse sentido, isso representa um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior e de 17,9% comparado ao primeiro trimestre de 2022.

É possível conquistar sua liberdade financeira em até 5 anos? Baixe nosso e-book gratuito e veja o que você precisa fazer para ter um orçamento controlado e começar a investirClique aqui e comece a transformar sua vida financeira hoje mesmo!

Guia Completo de Orçamento Financeiro Pessoal

De acordo com a empresa, o avanço na produção foi impulsionado por um desempenho recorde no S11D durante o segundo trimestre. Isso se dá juntamente com um sólido desempenho nos complexos Itabira e Vargem Grande. Ainda mais, também foi aprimorado a qualidade média do portfólio de produtos da Vale.

Outros produtos produzidos pela mineradora

Nesse sentido, a produção de pelotas atingiu 9,1 milhões de toneladas no 2T23. Com isso, a produção cresceu 9,5% em relação ao primeiro trimestre deste ano e 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

No segundo trimestre deste ano, a Vale registrou um volume de vendas de finos e pelotas de minério de ferro de 63,3 milhões de toneladas, representando um aumento de 44,3% em relação ao mesmo período de 2022 e 34,3% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Em relação à produção de níquel acabado, foi relatada uma produção de 36,9 mil toneladas. Esse valor representa uma queda de 10% em relação ao primeiro trimestre de 2022, mas um aumento anual de 7,9%.

Enquanto isso, a produção de cobre aumentou 41% em relação ao ano anterior e 18% em relação ao trimestre anterior. Nesse sentido, isso se dá principalmente devido ao bem-sucedido processo de ramp-up da planta de Salobo III e à melhoria do desempenho na operação de Sossego.

Vendas da Vale no 2º trimestre

As vendas de pelotas atingiram 8,8 milhões de toneladas entre abril e junho de 2023, uma queda de 0,4% em relação ao segundo trimestre de 2022, mas um aumento de 8,3% em comparação com o primeiro trimestre de 2022.

O volume de vendas de níquel foi de 40,3 mil toneladas no 2T23, 2,5% menor do que o 2T22 e 0,5% acima do 1T23.

Quanto às vendas de cobre, somaram 73,8 mil toneladas no segundo trimestre de 2023, representando um aumento de 43,3% em relação ao segundo trimestre de 2023 e uma alta de 17,7% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

A Vale continua a demonstrar seu compromisso com o crescimento sustentável e o fortalecimento de sua posição no mercado de minério de ferro e outros minerais. Com uma produção crescente e resultados positivos nas vendas, a empresa busca manter-se como uma das principais referências do setor.

Cosan (CSAN3) adquire fatia bilionária da Vale (VALE3)

A Cosan (CSAN3), grande empresa brasileira com negócios nas áreas de açúcar, álcool, energia, lubrificantes, e logística anunciou que adquiriu fatia milionária na Vale (VALE3).

A princípio, diz-se que a compra corresponde a 4,90% do total de ações ordinárias de emissão da Vale S.A.

Nesse sentido, menciona-se que a companhia pretende aumentar ainda mais a participação na mineradora.

Continue lendo