Plano de saúde para PME: Descubra por que os preços estão subindo - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Nacional

Plano de saúde para PME: Descubra por que os preços estão subindo

Filipe Andrade

Publicado

em

Plano de saúde para PME: Descubra por que os preços estão subindo

Nos últimos dias, operadoras de planos de saúde e seguradoras anunciaram reajustes de preços para seus plano de saúde para PME (para empresas com menos de 30 funcionários), que serão aplicados de maio de 2023 a abril de 2024. Com isso, o Itaú BBA destacou uma aceleração consistente no aumento de preço em comparação ao ano passado.

A Hapvida Assistência Médica, principal operadora da Hapvida HAPV3 para o Nordeste, Norte, Centro-Oeste e interior de São Paulo, anunciou aumentos de preços PME de 19,9%. Enquanto isso, a NotreDame Intermédica, operação na região metropolitana de São Paulo e agora controlada pela Hapvida, elevou os preços em 21,9%.

É possível conquistar sua liberdade financeira em até 5 anos? Baixe nossa planilha gratuita e simule o que você precisa fazer para viver apenas do seus investimentosClique aqui e comece a transformar sua vida financeira hoje mesmo!

Aumento do preço de plano de saúde para PME de outras empresas

As seguradoras de saúde Bradesco Saúde e SulAmérica, agora controlada pela Rede D’Or (RDOR3), anunciaram altas de 23,8% e 24,8%, respectivamente. Nesse sentido, os analistas do BBA avaliam que a maioria das operadoras e seguradoras tem adotado uma abordagem focada na reconstrução de sua rentabilidade. Isso ocorre após a deterioração da sinistralidade e geração de fluxo de caixa, com quase todas as principais operadoras implementando aumentos de preços mais acentuados do que os do ano passado.

Embora isso seja apenas parte da indústria como um todo, os analistas veem essa notícia como uma boa indicação para os reajustes dos restantes dos contratos empresariais. Além disso, é um sinal inicial de uma concorrência mais racional. No entanto, devemos nos preparar para uma decadência da base de beneficiários do setor. Os anúncios de aumentos de preços provavelmente reduzirão a acessibilidade dos planos. Ainda assim, o cenário líquido é visto como positivo para o setor de saúde brasileiro, incluindo para Hapvida. O BBA, que recentemente retomou a cobertura para a Hapvida com recomendação equivalente à compra, aponta isso.

O Bradesco BBI destaca que as PMEs representam 32% da receita da SulAmérica e 12% da Hapvida. Para a empresa, esse valor sobe para 25% considerando contratos com até 100 vidas. O aumento de preço consolidado considerando todos os segmentos de maio de 2023 a abril de 2024 será de 20% para SulAmérica e cerca de 14% para Hapvida, segundo o BBI. Esse valor está bem acima do IPCA de cerca de 6%.

Aumento dos planos médicos em 2023

Os analistas do BBI veem a notícia como mista a positiva no geral com os anúncios. Eles afirmam que o aumento geral dos planos médicos deve ser maior em 2023 versus 2022, exceto para planos individuais. Isso já era esperado, uma vez que a sinistralidade médica continua a se deteriorar em 2022. A visão é positiva em geral para operadoras, pois deve levar à recuperação em MLRs e um provável impacto líquido positivo nas receitas dada a resiliência de volume dos planos

Unimed BH é eleita a melhor empresa de planos de saúde do Brasil

Unimed BH conquistou o 1º lugar como melhor operadora de plano de saúde do país, segundo o ranking As Melhores da Istoé Dinheiro 2022. Além disso, o ranking foi divulgado no dia 07 de outubro.

A Cooperativa conquistou o 1º lugar na categoria Planos de Saúde no ranking As Melhores da Istoé Dinheiro 2022. Além de ser reconhecida com o 1º lugar em Responsabilidade Social e Governança Corporativa.

Nesse sentido, além de ser destaque em sua categoria, a Cooperativa foi reconhecida com o 1º lugar em Responsabilidade Social e Governança Corporativa.Ainda mais, também foi 2º lugar em Sustentabilidade Financeira dentro do seu setor, o que reforça o investimento da Unimed BH nos princípios ESG – Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança).

Continue lendo