Enem: Prazo para pedir isenção da taxa termina nesta sexta (28) - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Nacional

Enem: Prazo para pedir isenção da taxa termina nesta sexta (28)

Filipe Andrade

Publicado

em

Enem: Prazo para pedir isenção da taxa termina nesta sexta (28)

Estudantes que desejam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 têm até às 23h59 desta sexta-feira (28) para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para ajudar os candidatos, esclarecemos algumas dúvidas sobre o benefício.

Quem tem direito à isenção? Aqueles que se enquadram em uma das seguintes condições: estão no último ano do ensino médio em escolas públicas, estudaram em escolas públicas durante todo o ensino médio ou foram bolsistas integrais em escolas privadas, desde que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980), ou ainda cidadãos em vulnerabilidade social, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Quer dar um salto em sua vida financeira e alcançar a tão sonhada independência financeira? Então, baixe agora mesmo nossa planilha exclusiva que vai te ajudar a organizar suas finanças de uma forma simples e eficiente. Com ela, você poderá ter um controle total dos seus gastos, planejar seus investimentos e aumentar seus ganhos de forma estratégica. Não perca mais tempo e faça o download gratuito agora mesmo. Clique aqui e comece a transformar sua vida financeira hoje mesmo!

Como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023

Nesse sentido, para solicitar a isenção, é necessário acessar a Página do Participante e preencher as informações solicitadas, como CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone.

Ainda mais, aqueles que estavam isentos no Enem 2022, mas não fizeram a prova? É importante justificar a ausência através da Página do Participante, anexando um atestado médico ou boletim de ocorrência. Caso contrário, perderá o direito à isenção.

Contudo, os resultados da isenção serão divulgados em 8 de maio. Se o pedido for negado, é possível entrar com recurso entre os dias 8 e 12 do mesmo mês.

Mas, afinal, quem conseguir a isenção precisa se inscrever no Enem? Sim. Todos os candidatos, independentemente de terem obtido isenção, precisam se inscrever para realizar as provas, que acontecem em 5 e 12 de novembro. As inscrições estarão abertas entre os dias 5 e 16 de junho.

Portanto, fique atento aos prazos e não perca a oportunidade de participar do Enem 2023, que pode ser a chave para ingressar na universidade dos seus sonhos.

Continue lendo