Conecte-se conosco

MG

Cerveja feita com Inteligência Artificial é lançada em MG

Filipe Andrade

Publicado

em

Cerveja feita com Inteligência Artificial é lançada em MG

A Cervejaria Prussia, situada em Minas Gerais, está pronta para lançar sua primeira cerveja feita com o auxílio da Inteligência Artificial. Em um momento em que a discussão sobre o assunto está em alta. Além disso, será a primeira vez que o ChatGPT será empregado na produção de uma cerveja comercial brasileira.

Novidade está prevista para 07 de março

Nesse sentido, a cerveja, que será lançada no dia 07 de março, é uma Black IPA, uma cerveja de cor escura com uma espuma esbranquiçada e cremosa. A produção da cerveja contou com o uso do ChatGPT para a criação da receita e do Midjourney para a criação do rótulo. Segundo Fernando, um dos sócios da cervejaria, o resultado foi fantástico. Ainda mais, em breve estará disponível para ser degustada no e-commerce da empresa.

Contudo, durante o processo de criação da cerveja, foi necessário realizar algumas adaptações. Isso para levar em consideração os equipamentos disponíveis na cervejaria e o resultado que cada etapa do processo poderia gerar.

Para isso, o mestre cervejeiro acompanhou todo o processo, realizando ajustes, como adequar a proporção de grãos de malte e lúpulo, por exemplo, para os parâmetros do equipamento disponível na fábrica.

Embora o ChatGPT tenha ajudado na criação da receita básica, com sugestões para o ABV, IBU, extrato final e escolha de maltes, o papel do mestre cervejeiro foi fundamental para a produção final da cerveja.

Por exemplo, quando solicitado a criar uma cerveja com menos sabor de malte torrado, o ChatGPT sugeriu uma troca de maltes para a Black IPA. Isso transforma a cerveja de uma preta para uma acobreada. Esses ajustes tiveram que ser feitos na fábrica com o auxílio do mestre cervejeiro.

Cerveja feita com Inteligência Artificial da Prussia

Em conclusão, a experiência da Cervejaria Prussia mostra que embora a IA possa ser uma ajuda valiosa para a criação de uma receita básica de cerveja, a presença de um mestre cervejeiro é indispensável para a produção final da bebida. Se você quiser saber mais sobre este projeto, você pode acessar o link https://lp.prussiabier.com.br/ia-black-ipa.

A cerveja será lançada no dia 06 de março para inscritos e clientes fiéis, e no dia seguinte para o público em geral.

No mais, Maycon e Sildênio, os cervejeiros da Prussia, explicaram que a IA foi capaz de aceitar sugestões. Entretanto, também sugeririam melhorias para a receita, dependendo da demanda dos operadores do sistema.

Continue lendo