Ações
Cosan (CSAN3) adquire fatia bilionária da Vale (VALE3)
A Cosan (CSAN3), grande empresa brasileira com negócios nas áreas de açúcar, álcool, energia, lubrificantes, e logística anunciou que adquiriu fatia milionária na Vale (VALE3).
A princípio, diz-se que a compra corresponde a 4,90% do total de ações ordinárias de emissão da Vale S.A.
Nesse sentido, menciona-se que a companhia pretende aumentar ainda mais a participação na mineradora.
Cosan e Vale
Além do mencionado, cita-se que a administração da Cosan revelou que tal operação “é mais um passo na jornada de diversificação de portfólio da Companhia, investindo em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva.”
Ademais, ressalta-se que o movimento ocorreu por meio de um mix de linhas de crédito (inclusive, as de emissão privada do business) e de um financiamento “atrelado à instrumentos derivativos”.
Analistas avaliam que o valor da transação foi de R$ 17 bilhões.
Grandes empresas do Brasil estão buscando sinergia em suas operações, como ocorreu com Gerdau e Randon.
Gerdau (GGBR4), importante empresa brasileira relacionada à commodities e a Randon (RAPT4), do setor de soluções para o transporte anunciaram que estão se juntando em uma inovadora parceria.
As companhias tem o intuito de desenvolver um empreendimento de locação de caminhões e semirreboques.
A participação no negócio será distribuída de forma igualitária entre as empresas, sendo que o investimento inicial total de cerca de 250 milhões de reais será dividido entre as corporações participantes do business.
Também faz-se necessário observar que a siderúrgica ingressará na companhia através da Gerdau Next, empresa do grupo que tem como objetivo proporcionar a diversificação do portfólio de negócios e áreas de atuação da GGBR4.
Tais planos ainda necessitam de parecer favorável do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).