Notícias
Agência de avaliação de crédito revisa perspectiva para Mater Dei
A Fitch, agência de avaliação de crédito, revisa análise para Mater Dei de AA estável para positiva. A análise de risco do hospital foi revisada de estável para positiva devido aos melhores resultados dos últimos meses.
Entenda quem é a Fitch e o que é a análise de crédito
A Fitch é uma agência internacional que atua com serviços de avaliação de crédito. Nesse sentido, o objetivo da empresa, que está entre as 3 maiores do seu segmento, é fornecer segurança sobre a saúde financeira de empresas e orientar investidores na hora de realizar um investimento.
Adicionalmente, para fornecer transparência aos investidores, a Fitch trabalha com um modelo de avaliações ou “ratings”, apresentados por letras seguindo os parâmetros de cada momento das empresas. Confira abaixo:
- AAA: companhias com alta e excepcional qualidade, consideradas estáveis e que possuem fluxo de caixa sólido;
- AA: companhias de alta qualidade, mas que possuem um risco um pouco mais alto;
- A: companhias consideradas um pouco mais vulneráveis a fatores do próprio negócio e da economia, apresentando ainda, baixo risco de default (inadimplência);
- BBB: companhias com baixas expectativas de riscos de default e que apresentam uma maior possibilidade de serem negativamente afetadas por fatores do próprio negócio e da economia.
Abaixo são as avaliações em que a Fitch considera mais arriscadas e, por tanto, não indica como bons investimentos.
- BB: empresas com alta vulnerabilidade aos riscos de default que apesar de sua flexibilidade financeira, são suscetíveis a mudanças desfavoráveis no estado econômico ou da empresa em si;
- B: empresas que estão em processo de degradação, demonstrando um cenário altamente especulativo para os investidores;
- CCC: empresas com risco real de default;
- CC: empresas com elevada probabilidade de default;
- C: empresas nas quais o processo de default já foi inicializado;
- RD: empresas que entraram em default com pagamento;
- D: empresas em default.
Agência de avaliação de crédito revisa análise para Mater Dei para AA (bra)
Com isso, de acordo com a Fitch, o Mater Dei é uma empresa de alta qualidade, que possui um pequeno risco de não cumprirem com suas obrigações financeiras. Na prática, empresas AA são instituições sólidas e consolidadas, procuradas por investidores buscando segurança para os seus investimentos.
No caso de empresas brasileiras, a nota AA (bra) é designada para avaliações do mercado nacional, sendo que estes se diferenciam das avaliações para empresas de outros países.
Adicionalmente, o “upgrade” foi atribuído pela agência principalmente pelos excelentes resultados obtidos em relação a sua melhoria de margem, expansão nacional e boa perspectiva em relação aos hospitais adquiridos/ construídos no ano de 2021.
Finalmente, o Mater Dei é considerado um hospital com alavancagem baixa. Ou seja, uma empresa que possui uma dívida pequena em relação aos seus resultados.
Mater Dei tem alta de 565% na receita no 1T22, comparando com o 1T21
Divulgado no Mercado Hoje, o hospital obteve um crescimento excepcional em de 2021 para 2022 e deve continuar seguindo com resultados positivos nos próximos períodos (Confira aqui).