Ações
Gerdau e Randon se juntam em inovadora parceria
Gerdau (GGBR4), importante empresa brasileira relacionada à commodities e a Randon (RAPT4), do setor de soluções para o transporte anunciaram que estão se juntando em uma inovadora parceria.
A princípio, diz-se que as companhias tem o intuito de desenvolver um empreendimento de locação de caminhões e semirreboques.
Entenda o novo negócio da Randon e Gerdau
Além do mencionado, observa-se que a participação no negócio será distribuída de forma igualitária entre as empresas, sendo que o investimento inicial total de cerca de 250 milhões de reais será dividido entre as corporações participantes do business.
Ainda, destaca-se que a siderúrgica ingressará na companhia através da Gerdau Next, empresa do grupo que tem como objetivo proporcionar a diversificação do portfólio de negócios e áreas de atuação da GGBR4.
Ademais, tais planos ainda necessitam de parecer favorável do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e divulgou recentemente seus resultados financeiros referentes ao 2T22.
Trata-se do melhor segundo trimestre da história do business, com alta em indicadores fundamentais, se comparado com o mesmo período de outros anos.
Somada a entrega de um EBTIDA duas vezes superior ao apresentando no 2T21 na América do Norte, a companhia patrocinadora do Rock In Rio destinou R$ 1,2 bilhão para dividendos (a serem pagos a partir do final de Agosto).
Menciona-se ainda os seguintes dados:
- EBITDA Ajustado de R$ 6,7 bilhões no 2T22 (+15% 1T22 e +13% 2T21) e R$ 12,5 bilhões no 1S22 (+22% 1S21).
- Lucro líquido Ajustado de R$ 4,3 bilhões no 2T22 (+46% 1T22 +28% 2T21) e R$ 7,2 bilhões no 1S22 (+24% 1S21).
- A dívida líquida em relação ao EBITDA alcançou menor nível histórico, encerrando o trimestre em 0,18x.
A administração do negócio ressaltou que:
“Como reflexo de uma empresa mais ágil, mais simples e mais inovadora, a Gerdau tem se mostrado resiliente para enfrentar as incertezas dos cenários macroeconômicos, gerando melhores resultados e ainda mais valor para os nossos stakeholders”.
O business percebe desafios em um horizonte próximo, como desaceleração da economia mundial e cenário de inflação. Entretanto, acreditam que o quadro positivo ao consumo de aço prolongue-se.