Conecte-se conosco

Bolsa de valores

Confira as Top 10 ações para investir em agosto

Avatar photo

Publicado

em

Banco SAFRA

De acordo com a carteira recomendada do Banco SAFRA, confira as Top 10 ações para investir em agosto.

Antes de mais nada é importante ressaltar que os comentários de Eduardo Yuki em relação ao cenário macroeconômico.

Cenário Macroeconômico por Eduardo Yuki – Banco SAFRA

A atividade mundial deverá arrefecer ao longo dos próximos trimestres com os efeitos da retirada dos estímulos fiscais e monetários. Nos EUA, o mercado de trabalho permanece forte e a taxa de desemprego atingiu apenas 3,6% em junho, o que tem propiciado aumento de salário médio de 5% ao ano. A inflação ao consumidor subiu para 9,1% e, mesmo
excluindo alimentação e energia, os preços subiram 5,9% nos últimos doze meses. Assim, esperamos que o FED mantenha o ciclo de aumento da taxa de juros para o intervalo entre 3,75% e 4,00% a.a. até o início do próximo ano, que somado ao fim dos estímulos fiscais, desacelerará o ritmo de expansão do PIB real para 1,6% em 2022 e zero em 2023.

A zona do Euro foi beneficiada por estímulos fiscais no primeiro semestre, o que possibilitou crescimento econômico de 0,7% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Nos próximos trimestres, o aumento da taxa de juros e as incertezas sobre fornecimento de gás devem arrefecer o desempenho da atividade, como antecipam os indicadores de confiança dos consumidores e empresários. A China apresenta recuperação no curto prazo com a redução das medidas de isolamento social, mas mantemos a perspectiva de crescimento moderado no médio prazo com os ajustes no mercado imobiliário.

No Brasil, a atividade econômica do primeiro semestre foi impulsionada pela maior interação social e medidas fiscais, como a antecipação do abono salarial e do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS, além da liberação de parte dos recursos do FGTS. A aprovação da LC 194 (limita ICMS de combustíveis, energia elétrica,
transporte coletivo e serviços de comunicação) e da EC 123 (amplia programas de transferência de renda) deverá ajudar o desempenho do consumo das famílias nesse semestre.

Por outro lado, os efeitos defasados do ciclo de aumento da taxa de juros e a reversão da antecipação do abono e décimo terceiro do INSS sustentam nossa expectativa de arrefecimento da atividade nesse semestre. Assim, esperamos crescimento moderado do PIB real nesse ano em 1,5%.

A inflação deverá acomodar no curto prazo com os efeitos da redução do ICMS pela LC 194. Estimamos que o IPCA apresentará deflação em torno de 0,7% em julho e variação nula em agosto. Importante destacar que as medidas fiscais suportam a disposição a consumir das famílias no curto prazo, o que sugere um processo de desinflação mais vagaroso no médio prazo, especialmente em serviços. Dessa forma, reduzimos nossa projeção de IPCA para 7,6% nesse ano e aumentamos para 5,5% no próximo ano.

Dessa forma, o BCB deverá elevar a taxa Selic para 13,75% a.a. nesse mês. A incerteza fiscal e a perspectiva de inflação acima da meta em 2023 poderão manter a taxa de juros em patamar restritivo por mais tempo.

Carteira top 10 ações SAFRA

Recomendações para agosto do Banco SAFRA:

Inclusão das Lojas Renner (LREN3)

Gostamos bastante dos fundamentos de Renner, que incorporam uma boa gestão e um sólido histórico de execução e de alocação de capital. Acreditamos que a LREN é uma das varejistas de vestuário mais bem posicionadas para continuar ganhando participação de mercado por sua grande assertividade de coleções e por sua robusta posição financeira (conta com caixa líquido de R$1,9 bilhão), que poderia fazer a diferença neste momento de maior custo de capital. Acreditamos que a recuperação gradativa de vendas esperada para os próximos trimestres deve contribuir para a diluição de custos fixos, gerando melhora nas margens de lucro. Adicionalmente, vemos sua empreitada no e-commerce como algo que poderia gerar bastante valor ao negócio pensando a médio e longo prazo.

Para ter um especialista do SAFRA Invest ao seu dispor, clique aqui e preencha o formulário para receber um contato.

Continue lendo