O momento da renda fixa: cenário é atrativo para investidores - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Educação Financeira

O momento da renda fixa: cenário é atrativo para investidores

Filipe Andrade

Publicado

em

Não é segredo, mas o momento é dela: renda fixa. Com taxas de juros e inflação em patamares elevados, cada vez mais os investidores buscam aplicações em ativos conservadores.

Nesse sentido, observa-se que deixar de surfar na onda dos investimentos considerados mais seguros não é só deixar de ganhar dinheiro, mas sim perder dinheiro. É isso mesmo!

Com a inflação (IPCA) acumulada de 11.73% nos últimos 12 meses (Maio de 2021 – Maio de 2022), deixar o dinheiro parado na conta ou em aplicações que não superam nem o CDI pode custar caro. É o que o mercado chama de perda de poder de compra.

E não é só no Brasil: a inflação assola todo o mundo. Turquia convive com uma inflação de quase 80%, enquanto a Reino Unido / Alemanha enxergam esse dado na casa dos 7.9% e Estados Unidos em 8.6%.

Mas a grande diferença é que no país da Disney e na terra da rainha as taxas de juros são menores que 2% ao ano, ao passo que no Brasil a Selic está em 13.25%. E isso é um grande diferencial visando melhor rentabilizar a carteira dos investidores.

Já é possível, para brasileiros, realizarem aplicações de maneira segura obtendo resultados superiores a 1% ao mês isento de imposto. E o melhor: tais ativos são de emissores bons e seguros além de contarem com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Ainda, destaca-se que não é necessário travar o capital durante um longo prazo!

Com uma bolsa volátil e eleições no radar (e com isso, preocupações com os rumos da economia, inflação e risco fiscal), a renda fixa é para muitos a estrela do momento.

Como surfar na onda da renda fixa?

Apesar do exposto, muitos não sabem como aproveitar essa janela de oportunidades.

Segundo Felipe Estevam, sócio de escritório de investimentos Sits Capital, o processo para começar a investir é muito simples, mas alguns cuidados são importantes:

“É fundamental que o investidor escolha um escritório credenciado, e profissionais capacitados para oferecer os melhores produtos para seu perfil. O processo para a abertura de uma conta é simples, e pode levar menos de uma hora”.

Ele acrescenta ainda que no cenário atual, um investidor com um capital de R$100 mil reais pode obter rendimentos mensais superiores a R$1.000, com total segurança.

Continue lendo