CSN (CSNA3) adquire Companhia Energética Chapecó - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Ações

CSN (CSNA3) adquire Companhia Energética Chapecó

Filipe Andrade

Publicado

em

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) (CSNA3), adquiriu integralmente a Companhia Energética Chapecó, possuidora dos direitos de exploração da usina hidrelétrica Quebra-Queixo, localizada em Santa Catarina.

A princípio, o valor da operação foi de aproximadamente 430 milhões de reais.

CSN (CSNA3) expande sua operação

Além do mencionado, ressalta-se que ainda é necessária a aprovação de órgãos reguladores e concorrenciais para que a aquisição seja de fato concluída.

Ademais, a empresa compradora mencionou que:

“Considerando a projeção crescente de consumo de energia elétrica pela CSN para os próximos anos em razão de suas aquisições recentes e projetos em desenvolvimento de médio e longo prazo, a aquisição da Usina Hidrelétrica Quebra-Queixo, com uma capacidade instalada de 120MW médios, tem por objetivo suportar e fortalecer a estratégia de expansão dos negócios da CSN, através de investimentos em energia renovável e autoprodução para a maior competitividade dos
seus negócios”.

Observa-se que a CSN é maior indústria siderúrgica do Brasil e da América Latina, e uma das maiores do mundo. Teve sua fundação em 1941 por Getúlio Vargas, e já possuiu controle estatal.

Privatizada nos anos 90, a principal usina do negócio produz em torno de 6 milhões de toneladas de aço bruto e mais de 5 milhões de toneladas de laminados por ano, sendo uma das mais produtivas do mundo.

Continue lendo