Ações
Bolsa a 98.6 mil pontos está barata?
Investir na bolsa de valores não é fácil e muito menos trivial, com isso, compilamos opiniões de profissionais do mercado financeiro para responder: Bolsa a 98.6 mil pontos está barata?
Em primeiro lugar, se buscarmos grandes investidores fundamentalistas do mercado de ações, todos têm uma premissa principal: investimento na bolsa serve para o longo prazo.
No entanto, existem os especuladores, que buscam retornos rápidos com operações que duram dias, horas ou até minutos.
A verdade é que pode-se ganhar dinheiro no mercado de renda variável (ações) de várias formas, algumas são mais fáceis enquanto outras são mais difíceis.
O que os investidores profissionais levam em conta para analisar se é um bom momento para investir na bolsa?
Como mencionado anteriormente, investidores de bolsa têm diferentes estratégias para as suas ações no mercado. Consequentemente, diferentes indicadores são analisados tanto para os investidores de curto prazo quanto para os de longo prazo.
Com isso, veja os indicadores abaixo para saber se a bolsa a 98.6 mil pontos está barata:
Principais Indicadores dos Investidores de Curto Prazo
No geral, investidores de curto prazo buscam assimetrias nos preços das ações, que podem se transformar em lucros de forma rápida. Usualmente, estes investidores realizam Análises Técnicas, o que pode ser traduzido em análise de gráficos, em uma forma mais simples.
Daytraders, swing traders, scalpers, dentre outros, usualmente, analisam os seguintes indicadores:
- Preço passado das ações (com o objetivo de compreender se elas estão sendo negociadas acima ou abaixo dos preços históricos);
- Movimento de preço das ações (no sentido de volatilidade, risco, correlações e outras situações que podem “prever” um movimento futuro);
- Suportes e Resistências (de acordo com o movimento passado das ações, investidores de curto prazo buscam pontos de suporte/ resistência para verificar o momento adequado de uma entrada no investimento – veja aqui mais detalhes sobre Suportes e Resistências);
- Volumes de Negociação (especuladores de curto prazo observam grandes negociadores, como bancos e corretoras, para se posicionarem. Não é uma regra que os especuladores sempre seguirão os movimentos dos grandes investidores, mas essas transações impactam fortemente as tomadas de decisão dos traders – esse processo se chama tape reading);
- Desenhos formados pelos gráficos de preço (estudantes da análise gráfica buscam certos desenhos que são formados nos gráficos de preço das ações para definirem suas entradas – veja aqui mais detalhes sobre os desenhos mais analisados)
- Além dos citados acima, traders analisam linhas de tendência, médias móveis de preços, relações entre preços e volumes de negociação, relação entre o preço e o lucro das empresa, análise de Fibonacci, Ondas de Elliott e diversas outras ferramentas.
Em suma, ser um investidor de curto prazo não é fácil e exige muita consistência e resiliência. Não é à toa que a grande maioria desses investidores perdem dinheiro no longo prazo.
Principais Indicadores dos Investidores de Longo Prazo
Diferente dos traders citados acima, os investidores de longo prazo buscam indicadores relacionados aos resultados financeiros emitidos pelas empresas. Esse investidores podem ser chamados de fundamentalistas, holders, e outros.
Da mesma forma que o trader busca empresas baratas, o investidor de longo prazo faz o mesmo, o que muda, na maioria das vezes, é que o investidor de longo prazo se movimenta menos em relação ao anterior e segura seus investimentos por tempos mais longos do que os traders.
Com isso em vista confira os principais indicadores analisados pelos investidores de longo prazo:
- Análise Macroeconômica (seja um investidor que analisa economia antes ou depois de analisar uma empresa ou setor, no Brasil, a situação econômica do país possui uma correlação positiva com o preço das ações)
- Receita (investidores buscam os níveis de faturamento das empresas comparada com seus pares. Dessa forma, o investidor passa a ter uma ideia de quanto aquela empresa é “dona” do mercado em que atua);
- Margem EBITDA e outras (a partir das margens financeiras, o investidor consegue analisar quão eficaz está a operação da empresa);
- Indicadores do BP/ DRE (estes índices trazem insigths relevantes na tomada de decisão do investidor, por exemplo, se a dívida/ EBITDA de uma empresa está bem maior do que a dos seus pares, pode ser um ponto de atenção – veja aqui os principais índices);
- Fatos Relevantes (empresas divulgam em seus sites de RI os fatos que são importantes para os investidores e, assim, podem ser fortes indicadores na tomada de decisão. Por exemplo, você poderia deixar de investir em uma empresa após um fato relevante de que o presidente estava para deixar o seu cargo)
Obviamente, outros indicadores não citados acima podem também fazer parte de uma análise de investidor de longo prazo.
Inclusive, nos dias de hoje, está cada vez mais comum, investidores com diferentes estratégias utilizarem indicadores que eles não utilizariam há algum tempo atrás.
Por exemplo, é comum hoje vermos traders analisando demonstrações financeiras e investidores fundamentalistas vendo gráficos de preços em suas telas.
Na prática, voltamos ao conceito básico de que para tomar uma decisão é melhor ter mais informações do que menos informações.
Com isso, a bolsa a 98.6 mil pontos está barata?
Não à toa descrevemos o nível de complexidade para se responder se a bolsa a estes níveis está barata ou não.
Inclusive, a resposta dada aqui vem de analistas, gestores, bancos, casas de investimentos e outros profissionais de mercado que estão legalmente aptos à darem estas opiniões.
Por tanto, isto não é uma recomendação de compra ou venda no mercado financeiro. Se trata apenas de um estudo do que os profissionais falam do mercado brasileiro.
Grande parte dos gestores de renda variável concordam que a bolsa brasileira se encontra barata no momento. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os setores da bolsa estão oportunos para compra e que o mercado de renda variável oscila no curto prazo.
Adicionalmente, muitos gestores vêem boas oportunidades em bancos, empresas de energia e seguradoras.
Confira aqui a carteira top 10 do Banco SAFRA para o mês de Junho de 2022.