Conecte-se conosco

Educação Financeira

Pix Parcelado: Entenda como funciona

Publicado

em

O Pix parcelado é uma nova modalidade do sistema de pagamento instantâneo brasileiro do Banco Central. Além disso, o Pix se popularizou no Brasil como um dos principais meios de pagamento na economia brasileira.

Ainda mais, os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Nesse sentido, o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Pix Parcelado: Entenda como funciona

Apesar de não ser uma modalidade oficial do Banco Central, a maioria das instituições financeiras e dos bancos estão oferecendo a opção de parcelamento com o Pix em até 24x.

O Pix Parcelado é um formato de crédito pessoal que dá a possibilidade ao consumidor de fazer um pagamento à vista com Pix podendo parcelar a compra em várias vezes.

Os juros dessa nova modalidade, entretanto, ainda não foram definidos pelo Banco Central. Dessa forma, cada instituição financeira tem adotado uma taxa de acordo com diversas características do parcelamento.

Golpes do PIX

Os golpes através do PIX tem ficado cada vez mais frequentes, seja por redes sociais ou aplicativos de mensagens. No entanto, em caso de fraude, o Banco Central autoriza o estorno do PIX para as vítimas deste ataque.

De acordo com o Banco Central, é possível evitar o golpe do Pix através de estorno do banco, caso a fraude seja comprovada.

Em outras palavras, qualquer vítima de golpe pode solicitar a devolução do dinheiro transferido, desde que comprovada a fraude. O Banco Central estabeleceu o Bloqueio Cautelar e o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

O Mecanismo Especial de Devolução entra em cena nos casos de suspeita de fraude constatada pela instituição financeira envolvida ou pelo próprio usuário que realizou o Pix mas logo em seguida se deu conta que foi vítima de golpe.

Continue lendo