Bolsonaro lidera campanha no estado de SP - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Nacional

Bolsonaro lidera campanha no estado de SP

Filipe Andrade

Publicado

em

Bolsonaro lidera em SP

Após aparecer como segundo candidato em diversas pesquisas eleitorais, Bolsonaro lidera campanha no estado de SP (de acordo com o Paraná Pesquisas).

Estes dados compilam dados somente no estado de São Paulo e, por tanto, não devem seguir como base para liderança nas pesquisas do atual presidente.

No entanto, é importante ressaltar que o estado mais populoso do Brasil terá um peso significativo nas urnas de 2022.

Quais são os resultados do Paraná Pesquisas?

Divulgada neste sábado, dia 28/05/2022, Bolsonaro lidera campanha no estado de SP.

Sendo assim, a pesquisa mostrou que o presidente Jair Bolsonaro lidera com 39% as intenções de voto e Luiz Inácio Lula da Silva com 35% no estado de SP. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.

Em relação ao levantamento anterior com eleitores paulistas, no começo de maio, Bolsonaro subiu 3,3 pontos percentuais e Lula, 0,1 ponto.

O que dizem especialistas políticos sobre as campanhas eleitorais?

Durante as campanhas, pesquisas de intenção de voto são realizadas regularmente. Além de registrar a volatilidade das campanhas, elas influenciam as estratégias dos candidatos e as escolhas dos próprios eleitores.

Adicionalmente, as pesquisas realizadas são fotografias do momento em relação aos candidatos. Sendo assim, em um determinado momento, diversas variáveis podem influenciar nas decisões do entrevistados e, consequestemente, aquela pesquisa pode sofrer alterações nos resultados.

O viés político das pesquisas

Uma segunda opinião comum para especialistas políticos é o “House Effect” (viés político) das instituições que realizam as pesquisas.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), tanto a forma de como são realizadas as perguntas em pesquisas eleitorais assim como a seleção das amostras (respondentes) para estes estudos, podem trazer diferentes resultados, de acordo com a metodologia implementada pela instituição realizando a pesquisa política.

O que mostra as pesquisas mais recentes sobre a campanha para presidente?

De acordo com a XP/ Ipespe, divulgada no dia 27/05/2022, a rejeição de Bolsonaro caiu um ponto percentual em relação à última semana. No caso, o presidente alcançou 60% de desaprovação contra 35% de aprovação de Lula. 

Adicionalmente, a pesquisa aponta que Lula mantém a liderança com 45% enquanto Bolsonaro tem 34% das intenções de voto para segundo turno.

Nesse sentido, mesmo se Bolsonaro lidera a campanha no estado de SP, ele ainda sofre pelos resquícios econômicos e políticos deixados pelo seu Governo.

Continue lendo