Notícias

Venezuela recorre à venda de estatal para reverter crise

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na semana passada a venda de ações de estatal para reverter crise. A medida é uma das tentativas de reverter o colapso econômico enfrentado pela Venezuela desde 2015, onde o país enfrentou escassez de alimentos e produtos básicos, além da maior inflação das Américas.

“Empresas precisam de capital para seu desenvolvimento. Precisamos de tecnologia, precisamos de novos mercados e iremos avançar. “ Disse Maduro, sinalizando que a venda de ações de estatal pode ajudar a reverter crise na Venezuela.

Desde o governo de Hugo Chávez, que esteve no comando da Venezuela por 14 anos, várias medidas nacionalistas e estatizantes foram tomadas. Seu slogan era: “Tudo que foi privatizado, será nacionalizado”. Grandes empresas privadas de vários ramos foram tomadas pelo controle estatal. Setores de siderurgia, agricultura, bancário, mineração de ouro, telecomunicações, alimentos, energia elétrica e transporte foram nacionalizados. Além disso, foi implementado o controle de preços e do mercado de câmbio.

Entre 2014 e 2015, após 15 anos da adoção da medidas socialistas de Chávez, a Venezuela entrou na pior crise econômica de sua história. Escassez generalizada, fome, miséria e violência tomaram conta do país.

De acordo com a Bloomberg News, o atual presidente venezuelano, durante seu mandato, começou discretamente a tentar transferir ativos do Estado de volta para investidores privados em um esforço para reverter o colapso econômico do país.

Atualmente, o governo indicou medidas econômicas que vão na direção oposta ao controle estatal das empresas. Maduro informou em pronunciamento no canal estatal VTV que: “Colocaremos à venda entre 5% e 10% das ações de várias empresas públicas para o investimento nacional, fundamentalmente, ou internacional, e você poderá se tornar um investidor”. Contudo, a transferência das ações ainda não foi anunciada publicamente.

E minutos após o pronunciamento o presidente tuitou informando que está “aberto a ouvir novas propostas, ideias e visões, para que a Venezuela se recupere. Reitero meu apelo a todos os venezuelanos. Vamos deixar a mesquinhez de lado, é hora de trabalharmos unidos e consolidarmos esta primeira etapa do crescimento da economia real”.

“Com a economia despencando de um penhasco e centenas de empresas estatais falidas, o governo venezuelano está abandonando a doutrina socialista ao transferir empresas-chave para investidores privados, oferecendo lucro em troca de uma parcela da receita ou produtos”, escreveram as jornalistas Fabiola Zerpa e Nicolle Yapur, de Caracas.

Filipe Andrade

Posts Recentes

Governo Lula vai taxar novamente Shein, Shopee, entre outros

Com a promulgação da reforma tributária em 2026, o Governo Lula vai tributar as compras…

3 dias atrás

Atacarejos em Minas Gerais faturam R$ 25 bilhões. Veja o ranking

Os atacarejos em Minas Gerais registraram um faturamento expressivo de quase R$ 25 bilhões no…

4 dias atrás

Bala Fini de pamonha é lançada para comemorar festas juninas

A Bala Fini de pamonha, uma representação autêntica do Brasil, foi lançada em honra às…

5 dias atrás

IPVA 2024 MG pode agora ser parcelado em até 12x

A partir de segunda-feira (22/4), o IPVA 2024 MG pode ser parcelado em até 12…

6 dias atrás

Carbel surpreende e faz parceria com chinesa BYD

Com um espírito inovador desde 1969, o Carbel Auto Group anuncia parceria com a gigante…

7 dias atrás

Banpará têm mais de 3 mil chaves PIX de clientes vazadas

O Banco Central divulgou hoje que ocorreu um vazamento de dados envolvendo 3.020 chaves PIX…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!