Especialista em finanças fala sobre a "febre" de renda passiva: "primeiro é preciso acumular"
Conecte-se conosco

Educação Financeira

Especialista em finanças fala sobre a “febre” de renda passiva: “primeiro é preciso acumular”

Filipe Andrade

Publicado

em

porquinho com moedas representando fase de acumulo, fase pulada por investidores hoje, como critica Lai Santiago ao falar sobre renda passiva

Lai Santiago, especialista em finanças e em “desendividamento” combate o discurso de busca constante por renda passiva, destacando que o momento não é para todos.

Educadora financeira da Open Co e influencer de investimentos, Lai Santiago já tirou mais de 400 pessoas das dívidas. Sua metodologia, baseada no método da enfermagem – primeira graduação feita – foi adaptada para as finanças. Entretanto, diferente de outros influenciadores de finanças, ela se posiciona contra a “febre” de renda passiva e destaca: existem fases para determinadas estratégias.

A fala vem justamente quando se voltam a discutir as pautas de tributação dos dividendos dos FII’s. Os Fundos de Investimento Imobiliário, por exemplo, são algumas das ferramentas queridinhas do mercado quando o assunto é renda passiva. Com isenção de tributação de sobre os aluguéis, os clubes de investimento imobiliário são defendidos por nomes como Professor Baroni nas redes.

Motivos para a febre

Lai afirma que há diferentes motivos para essa febre da renda passiva, alguns geracionais enquanto outros são

– Hoje muitas pessoas da Geração Z começam a entrar na vida adulta cercadas de múltiplos estímulos. Os da década de 1990, hoje já começam a lidar com a vida adulta em um cenário de alta inflação. Entretanto, são bombardeados com imagens de realidades diferentes todos os dias.

Segundo a especialista, que também é formada na área da saúde, o FOMO pode ser um fator que empurra pessoas para esse discurso.

– FOMO – Fear of missing out, ou medo de ficar de fora – é um fator, porque a pessoa vê diversos influenciadores em momentos diferentes de vida adotando a “vida nômade” ou com posses que elas ainda não conseguem ter, e sentem que precisam daquilo “pra ontem” – diz a especialista.

Caminho recomendado

Por outro lado, Lai afirma que o caminho tem que ser outro: primeiro de acumulação com segurança para depois buscar a geração de renda passiva.

– No começo da carreira, a melhor forma de gerar valor é trabalhando, não tem outro jeito. Mercado financeiro precisa de estudo, dedicação, e se você emprega essa mesma força em trabalho você tende a ter melhores resultados. A pessoa que quer investir em algo que não estuda têm muito mais chance de perder o dinheiro.

Esse é o momento que ela chama de “momento de acumulação”, que segundo a especialista, deve ocorrer durante um intervalo de tempo longo. Depois de acumulado, é hora de se procurar ativos geradores de renda passiva – como Fundos Imobiliários e Ações, por exemplo.

Continue lendo