Mineração e siderurgia levam a alta do Ibovespa
Conecte-se conosco

Ações

Mineração e siderurgia levam a alta do Ibovespa

Filipe Andrade

Publicado

em

Mineração e Siderurgia promovem alta do Ibovespa

Resultados acima do esperado da Vale (VALE3) incentivaram investidores no mercado de mineração e siderurgia, com concorrentes se destacando no setor

O índice Ibovespa cessou sua sequência de sete baixas hoje, subindo 1,05%. O resultado positivou foi consequência direta do setor de mineração e siderurgia, com destaque para Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4) e CSN (CSNA3) ocupando boas posições de alta.

Além disso, o IPCA+15, índice que avalia o avanço do aumento de preços no Brasil, veio abaixo do esperado para o mês de abril. O valor, de 1,75%, não foi tão ruim quanto se pensava. Embora ainda impacte o bolso do consumidor brasileiro, volta a tornar ativos da bolsa de valores atrativos.

Ademais, o dólar apresentou recuo, se afastando dos R$ 5,00 e garantindo aumento do investimento estrangeiro no Brasil. Ainda há fuga de certas empresas brasileiras, como Petrobras (PETR3), que teve queda de 0,23% hoje.

Desempenho de mineradoras e siderúrgicas

Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4) e CSN (CSNA3) tiveram altas significativas hoje, de 5,56%, 5,49% e 4,78%, respectivamente. Todas do setor de mineração ou siderurgia, as empresas se destacaram na esteira de resultados positivos da Vale. O movimento é incentivado pelo retorno do conflito entre Rússia e Urânia.

A alta do Ibovespa foi diretamente impactada pela mineração e siderurgia uma vez que as empresas citadas possuem participação expressiva no índice – sobretudo Vale. Entretanto, a Wege (WEG3) destoa deste grupo, por ter sido a maior alta do dia (5,57%) e só ter leve exposição ao setor.

Continue lendo