imagem de reprodução
O setor elétrico teve alta hoje, com empresas como Eletrobrás (ELET3) e Cemig (CMIG4) se destacando na bolsa. No entanto, os motivos são diferentes. Enquanto o tema da privatização da Eletrobrás volta à discussão pública, a Cemig anuncia distribuição de dividendos. Até às 17:31, Eletrobrás e Cemig haviam valorizado, respectivamente, 2,84% e 2,98%.
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que haverá debate público no dia 7 de abril sobre a privatização da Eletrobrás. O debate busca ouvir a opinião da população antes de uma postura oficial, mas não descarta o início do processo de privatização em maio deste ano.
O PT tem se articulado para impedir a privatização da empresa. Jean Paul Prates propôs, no último dia 29, que a Eletrobrás (ELET3) e a Petrobrás (PETR3) fossem fundidas em uma nova empresa de energia brasileira. A proposta imitaria o que ocorreu com a Statoil, empresa de extração petrolífera norueguesa, que hoje é a Equinor (E1QN34).
Em fato relevante, Cemig (CMIG4) anunciou distribuição de R$ 2 bi para acionistas em dividendos. O valor foi distribuído para detentores das ações até o dia 28/03, sendo negociados ex-dividendos a partir de terça-feira (29/03). Em seu informe de resultados, a empresa teve redução dos lucros, mas ainda se destacou com bons desempenhos. A perspectiva de inflação também torna o ativo interessante.
Atualmente, saber como acabar com dívidas rápido se tornou uma das maiores preocupações dos brasileiros.…
Como sair das dívidas em 2026 se tornou uma das principais preocupações financeiras dos brasileiros.…
A conta de luz de janeiro de 2026 terá uma notícia positiva para os consumidores…
Falar sobre o valor das criptomoedas não é uma tarefa tão simples, já que a…
Os fundos imobiliários hoje 02-01-2026 começam o ano com um cenário positivo para quem acompanha…
O dólar hoje 02-01-2026 começou o primeiro pregão do ano em queda no mercado brasileiro,…