Conecte-se conosco

Bolsa de valores

Ibovespa fecha em queda, mas termina a semana no positivo

Filipe Andrade

Publicado

em

Instabilidade Ibovespa 08/03

Nesta sexta-feira 04/03, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fecha em queda de 0,60%. Nesse sentido, o índice terminou a semana no positivo de 1,17% em meio a guerra na Ucrânia.

Além disso, os destaques positivos de sexta-feira ficaram por conta de Suzano (SUZB3), Bradespar (BRAP4) e Klabin (KLBN11). Ainda mais, o destaque negativo ficou por conta de Azul (AZUL4) que fechou em queda de 7,77%.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em baixa de 0,53%, 0,79% e 1,66%, respectivamente. Contudo, o constante aumento das tensões na Ucrânia e o posicionamento dos Estados Unidos marcam o tom negativos das bolsas.

O dólar fechou em R$5,07, alta de 1,00% frente ao real, com perspectiva negativa dos investidores quanto aos rumos da guerra na Ucrânia.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem negativos com o EURO STOXX em queda de 2,00% às 09:00. Do mesmo, a possibilidade de EUA e Europa proibirem a importação de petróleo russo impacta os mercados.

Nos EUA, os mercados futuros operam negativos, com o DJIA em queda de 1,41% e o índice NASDAQ cai 1,56%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou em baixa de 2,17%, com alta descontrolada do petróleo no mercado afetando as bolsas asiáticas.

2. Sobre o COVID

Mais de 394,8 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 06/03 no Brasil, com número médio de mortes em queda e os números de novos casos em tendência de baixa. Adicionalmente, 72,5% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

A Petrobras (PETR4) divulgou fato relevante sobre a indicação presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, para presidir o Conselho de Administração da estatal. Além disso, a indicação ocorre após a saída do almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Continue lendo