Conecte-se conosco

Ações

M1BT34: BDR russa deixa de ser negociada na Bolsa

Publicado

em

Descontinuidade de BDR russa M1BT34

Hoje a B3 comunicou ao mercado que todas as negociações da BDR russa Mobile Telesystems (M1BT34) estão suspensas até segunda ordem. A empresa é negociada no modelo BDR Não Patrocinado Nível 1. Suas ações tiveram uma queda de 40% nos últimos 6 meses, 12% só nos últimos 5 dias.

O comunicado foi feito em Aviso aos Acionistas pela Agencia Bovespa hoje, às 10:59. A decisão repercute as sanções econômicas que os Estados Unidos e a União Europeia tem promovido contra a Rússia.

BDR russa sofrem sanções

Mesmo sem uma manifestação expressa do Brasil sobre as sanções americanas e europeias à Russia, o investidor brasileiro fica exposto ao risco de conflito entre os diferentes países. As BDR’s – Brazilian Depositary Receipt – estão entre os ativos negociados com maior risco decorrente do conflito. Em sua maioria baseadas em ativos na Bolsa de Nova York (NYSE), as BDR são recibos de ações que uma instituição mantém custódia no exterior.

No mundo todo ações de empresas russas tem sofrido com os halts – suspensões momentâneas de negociação. Uma vez que essa suspensão ocorre onde os ativos são mantidos em lastro, na Bolsa de Nova York, os BDR sofrem o mesmo problema.

M1BT34 – Conheça mais sobre a Mobile Telesystems

A M1BT34 é uma BDR russa da empresa Mobile Telesystems, principal empresa de telecomunicações do país. Entre seus serviços estão televisão por satélite, telefonia móvel e local, serviços de banda larga e telefonia e televisão digital. A empresa ganhou duas vezes o prêmio de Empresa Mais Valiosa da Rússia, em 2008 e 2010.

Seus serviços se espalham pela Rússia, Armênia e Belarus, território neutro do conflito Rússia x Ucrânia. Os movimentos temerosos do presidente Putin já elevaram a taxa de juros domésticos a 20% e tem provocado o que economistas chamam de Crash da Rússia, com a derrocada da bolsa e declaração de falência de empresas.

Saiba como declarar suas ações no Imposto de Renda 2022

Continue lendo