Bolsa de valores
Valores esquecidos: Banco Central anuncia novo site para resgate
Um novo site para resgatar valores esquecidos em contas de banco foi anunciado hoje (07) pelo Banco Central, em sua página oficial. O Sistema de Valores a Receber (SVR) contém os dados de pessoas que possuem valores a serem recebidos por bancos, esquecidos em algum momento da vida financeira. No entanto, consultas só poderão ser realizadas a partir do dia 14 de fevereiro, segunda-feira.
Alta demanda por valores esquecidos
O novo site foi criado para suprir a demanda de usuários buscando eventuais valores esquecidos em contas ou junto a bancos. BC foi forçado a criar um site capaz de lidar com a quantidade de buscas realizadas depois que saiu do ar no dia 24 de janeiro.
O novo portal possibilitará que sejam feitas buscas por valores esquecidos. Esses valores podem ter origem em cobranças indevidas de crédito ou saldos disponíveis em contas correntes. Caso um usuário confirme a existência de valor, poderá solicitar devolução a ser feita em duas etapas.
Como será feita a solicitação
A solicitação ocorrerá em duas etapas. A primeira é a necessidade de reconhecer algum valor em seu nome. Essa, caso não tenha sido feita nos dias 24 e 25, poderá ser feita a partir do dia 14 de fevereiro. Caso hajam valores a serem recebidos, o solicitante poderá recebê-lo a partir do dia 7 de março.
A indicação de resgate deve ser feita por meio de uma chave PIX. Caso opte por não usar uma chave PIX, o BC informa que o banco de sua preferência irá entrar em contato para realizar o passo a passo.
Recomendações do BC
O BC reforça que o único site para o exercício desses valores é o indicado neste link. Ele também indica que você não receberá contato de ninguém a respeito de valores a serem recebidos. Portanto, desconsidere qualquer link enviado por SMS, WhatsApp ou aplicativos de mensagem similares.
É necessário também ter conta no Gov.br para acessar o serviço, seja ela nível prata ou ouro. Você pode conferir aqui como criar uma conta e subir o nível do seu acesso.
Valores esquecidos
Se estimam R$ 3,9 bilhões esquecidos nas instituições financeiras por CNPJs e CPFs. Essa primeira rodada visa injetar esses valores novamente na economia. Ao total, o BC prevê R$ 8 bilhões fora de circulação.