Conecte-se conosco

Mercado

Ibovespa fecha em alta com entrada de capital estrangeiro

Filipe Andrade

Publicado

em

Nesta segunda-feira 31/01, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou positivo em 0,21%. Nesse sentido, o índice terminou o mês com alta de 6,98% principalmente pela grande entrada de capital estrangeiro na bolsa brasileira.

Além disso, os destaques positivos de segunda-feira ficaram por conta de Azul (AZUL4), Banco PAN (BPAN4) e Gol Linhas Aéreas (GOLL4). Ainda mais, o destaque negativo ficou por conta de Vale (VALE3) que fechou em queda de 3,33%.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em alta de 1,17%, 1,89% e 3,41%, respectivamente. Contudo, a divulgação dos balanços contribui para o bom humor do mercado e investidores aguardam a divulgação dos dados da Alphabet (GOGL34), controladora do Google.

O dólar fechou em R$5,30, recuo de 1,56% frente ao real, e fechou o mês com queda de quase 5%, menor patamar em mais de 4 meses.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem positivos com o EURO STOXX em alta de 0,99% às 09:00. Do mesmo, a divulgação do Índice do Gerente de Compras, que veio positivo, contribuiu para o bom humor do mercado.

Nos EUA, os mercados futuros operam negativos, com o DJIA em queda de 0,15% e o índice NASDAQ cai 0,25%.

Na China, a bolsa de Shangai não abriu devido ao feriado de Ano Novo Lunar.

2. Sobre o COVID

Mais de 359,8 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 30/01 no Brasil, com número médio de mortes em alta e os números de novos casos em tendência de alta. Adicionalmente, 69,78% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, aprovou a compra da OI (OIBR3) pelas suas concorrentes Tim (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro. Adicionalmente, a agência interpôs algumas condicionantes para finalização da operação.

Continue lendo