O que é um IPO? - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Bolsa de valores

O que é um IPO?

Filipe Andrade

Publicado

em

O IPO, ou seja, oferta pública inicial de ações, é um dos temas de maior importância do mercado financeiro.

O termo, que é a sigla para Initial Public Offering, significa a venda de ações de determinada empresa ao público geral pela primeira vez.

De forma resumida, podemos dizer que o IPO é a abertura de capital de um negócio.

Nesse sentido, as empresas buscam fazer um IPO de olho na enorme captação de recursos que elas podem conseguir.

Recentemente, o Nubank, famosa instituição financeira da América Latina, abriu seu capital na Bolsa de Nova York, levantando mais US$ 2,5 bi, segundo a Bloomberg.

Com o dinheiro levantado, as companhias realizam fusões, aquisições, financiam novos projetos e expansões, e podem até pagar dívidas.

Ou seja, o IPO faz parte de uma estratégia de crescimento da empresa.

Ademais, ao listar uma empresa, precisa-se observar diversas normas governamentais e manter boas práticas de governança corporativa. Um exemplo disso é a necessidade de disponibilizar para consulta geral relatórios financeiros e contábeis densos e completos. Dessa maneira, organizações passam a deter uma imagem melhor, atraindo ainda mais atenção de investidores.

A operação em questão ocorre em uma bolsa de valores.

No Brasil, a B3 é a bolsa oficial. Nos Estados Unidos, podemos citar como principais estruturas financeiras de negociação de valores a NYSE e a Nasdaq, e na Europa a EURONEXT (formada em 2000 pela unificação das bolsas de Amsterdam, Bruxelas e Paris) e a Bolsa de Londres (London Stock Exchange).

Acompanhe o Mercado Hoje (@mercadohoje_uai) também pelo Instagram e Twitter!

Continue lendo