Bolsa de valores
O que é um IPO?
O IPO, ou seja, oferta pública inicial de ações, é um dos temas de maior importância do mercado financeiro.
O termo, que é a sigla para Initial Public Offering, significa a venda de ações de determinada empresa ao público geral pela primeira vez.
De forma resumida, podemos dizer que o IPO é a abertura de capital de um negócio.
Nesse sentido, as empresas buscam fazer um IPO de olho na enorme captação de recursos que elas podem conseguir.
Recentemente, o Nubank, famosa instituição financeira da América Latina, abriu seu capital na Bolsa de Nova York, levantando mais US$ 2,5 bi, segundo a Bloomberg.
Com o dinheiro levantado, as companhias realizam fusões, aquisições, financiam novos projetos e expansões, e podem até pagar dívidas.
Ou seja, o IPO faz parte de uma estratégia de crescimento da empresa.
Ademais, ao listar uma empresa, precisa-se observar diversas normas governamentais e manter boas práticas de governança corporativa. Um exemplo disso é a necessidade de disponibilizar para consulta geral relatórios financeiros e contábeis densos e completos. Dessa maneira, organizações passam a deter uma imagem melhor, atraindo ainda mais atenção de investidores.
A operação em questão ocorre em uma bolsa de valores.
No Brasil, a B3 é a bolsa oficial. Nos Estados Unidos, podemos citar como principais estruturas financeiras de negociação de valores a NYSE e a Nasdaq, e na Europa a EURONEXT (formada em 2000 pela unificação das bolsas de Amsterdam, Bruxelas e Paris) e a Bolsa de Londres (London Stock Exchange).
Acompanhe o Mercado Hoje (@mercadohoje_uai) também pelo Instagram e Twitter!