Ibovespa fecha alta e se descola das bolsas americanas - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Mercado

Ibovespa fecha alta e se descola das bolsas americanas

Filipe Andrade

Publicado

em

Taxa Selic: Entenda o que os juros básicos

Nesta quinta-feira 27/01, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em alta de 1,19%. Nesse sentido, o índice vem surpreendendo e se descola das bolsas americanas que estão em tendência de queda em 2022.

Além disso, os destaques positivos de quinta-feira ficaram por conta de Magazine Luiza (MGLU3), Banco Inter (BIDI11) e Via (VIIA3). Ainda mais, o destaque negativo ficou por conta de Notre Dame (GNDI3) que fechou em queda de 4,7%.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em queda de 0,02%, 0,54% e 1,40%, respectivamente. Contudo, o iminente aumento dos juros americanos pressionando as bolsas americanas negativamente.

O dólar fechou em R$5,42, baixa de 0,32% frente ao real, com os investidores com mais apetite ao risco na bolsa de valores brasileira.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem negativos com o EURO STOXX em queda de 2,08% às 09:00. Do mesmo, investidores estão atentos a divulgação dos dados do PIB na zona do Euro.

Nos EUA, os mercados futuros operam negativos, com o DJIA em queda de 0,56% e o índice NASDAQ cai 0,15%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou em queda de 0,97%, após notícias que o país irá criar novas regras para o mercado de capitais chinês, com foco em empresas que querem fazer IPO no exterior.

2. Sobre o COVID

Mais de 356,3 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 27/01 no Brasil, com número médio de mortes em alta e os números de novos casos em tendência de alta. Adicionalmente, 69,48% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

A agência de telecomunicações Anatel, irá analisar a compra dos ativos da Oi (OIBR3) pelas suas concorrentes TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro. Entretanto, a operação precisará ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Continue lendo