Ibovespa fecha em queda com ata do banco central americano - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Mercado

Ibovespa fecha em queda com ata do banco central americano

Filipe Andrade

Publicado

em

Ações Petrobras Ibovespa baixa

Nesta quarta-feira 05/01, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 2,42%. Nesse sentido, a informação da ata do banco central americano que diz que a inflação está acima do esperado colaborou com a queda da bolsa brasileira.

Além disso, os destaques positivos de quarta-feira ficaram por conta de BRF (BRFS3), Vale (VALE3) e Banco PAN (BPAN4). Ainda mais, apenas mais uma ação fechou positiva no índice, Bradespar (BRAP4), todas as outras ações fecharam no negativo.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em baixa de 1,07%, 1,94% e 3,34%, respectivamente. Contudo, a provável alta dos juros americanos impactara os índices americanos.

O dólar fechou em R$5,71, alta de 0,39% frente ao real, com investidores com forte aversão ao risco de bolsa de valores.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem negativos com o EURO STOXX em queda de 1,38% às 09:00. Do mesmo, o destaque negativo fica por conta das ações do setor de tecnologia, que tem mais impacto com a alta de juros.

Nos EUA, os mercados futuros operam mistos, com o DJIA em alta de 0,27% e o índice NASDAQ cai 0,34%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou em baixa de 0,25%, com as principais quedas das ações do setor de tecnologia como Tencent, Alibaba e Meituan.

2. Sobre o COVID

Mais de 334,01 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 05/01 no Brasil, com número médio de mortes em queda e os números de novos casos em tendência de alta. Adicionalmente, 67,42% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

A empresa de atacado e varejo Grupo Mateus (GMAT3) quebrou o recorde de aberturas de lojas pelo segundo ano consecutivo. Ainda mais, o grupo terminou 2021 com 202 lojas em operação, sendo 61 de varejo, 42 de atacarejo e 99 de eletro.

Continue lendo