Conecte-se conosco

Mercado

Ibovespa fecha em queda com possibilidade de Selic maior em 2022

Filipe Andrade

Publicado

em

Declaração de Putin impacta negativamente o Ibovespa

Nesta segunda-feira 03/01, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 0,86%. Nesse sentido, a possibilidade de uma Selic maior do que esperado para 2022 motivou os investidores a diminuir a exposição em renda variável.

Além disso, os destaques positivos de segunda-feira ficaram por conta de BRF (BRFS3), Itaú (ITUB4) e Petrobras (PETR3). Ainda mais, o destaque negativo ficou por conta de Cyrela (CYRE3) que fechou em queda de 7,89%.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em alta de 0,68%, 0,64% e 1,20% respectivamente. Contudo, foi divulgado o PMI industrial e veio acima do esperado o que demonstra que a economia americana está com sinais de recuperação.

O dólar fechou em R$5,66, alta de 1,56% frente ao real, na expectativa de investidores da ata do FOMC que é comitê monetário americano.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem positivos com o EURO STOXX em alta de 1,02% às 09:00. Do mesmo, o destaque positivo ficou por conta das ações do setor de saúde.

Nos EUA, os mercados futuros operam positivos, com o DJIA em alta de 0,33% e o índice NASDAQ sobe 0,30%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou em baixa de 0,2%, com apreensão de investidores quanto a empresa Evergrande que voltou a dar calotes em suas dívidas.

2. Sobre o COVID

Mais de 331,6 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 03/01 no Brasil, com número médio de mortes em queda e os números de novos casos em tendência de alta. Adicionalmente, 67,29% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

A gigante JBS (JBSS3) divulgou fato relevante sobre a finalização da compra da Rivalea, empresa especializada na criação e processamento de suínos na Austrália. Adicionalmente, a JBS assume a liderança processamento de suínos no país.

As empresas Eneva (ENEV3) e Focus (POWE3) comunicaram que foi aprovado a combinação dos negócios das companhias. Além disso, o próximo passo é aprovação em assembleia de acionistas para deliberar sobre a operação.

Continue lendo