Mercado Hoje

Ibovespa fecha em baixa acompanhando as principais bolsas mundiais

Inflação Ibovespa queda

Nesta segunda-feira 20/12, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em baixa de 2,03%. Nesse sentido, o índice acompanhou as principais bolsas mundiais que fecharam no negativo com preocupação com o coronavírus.

Além disso, os destaques positivos de segunda-feira ficaram por conta de JBS (JBSS3), Eneva (ENEV3) e Minerva Foods (BEEF3). Ainda mais, apenas quatro ações do índice fecharam em alta.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em queda de 1,23%, 1,14% e 1,24% respectivamente. Contudo, investidores estão apreensivos com possíveis restrições que podem acontecer nas principais economias do mundo.

O dólar fechou em R$5,74, alta de 1,02% frente ao real, e alcançou o maior valor dos últimos 9 meses.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem positivos com o EURO STOXX em alta de 1,33% às 09:00. Do mesmo, as bolsas europeias fecharam em queda ontem, principalmente após a Holanda decretar um rígido lockdown em seu território.

Nos EUA, os mercados futuros operam positivos, com o DJIA em alta de 0,91% e o índice NASDAQ sobe 1,08%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou em alta de 0,88%, impulsionada pela alta nas commodities como minério de ferro e petróleo.

2. Sobre o COVID

Mais de 325,2 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 20/12 no Brasil, com número médio de mortes e os números de novos casos em tendência de queda. Adicionalmente, 66,39% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

A empresa Alpargatas (ALPA4) divulgou fato relevante sobre acordo para compra de 49,9% da empresa norte-americana Rothy’s por cerca de US$ 475 milhões. Além disso, a Rothy’s é especializada é especializada em transformar material reciclado em produtos de moda.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.